COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

sábado, 12 de janeiro de 2013

BBC brinca com metrô de SP e de outras cidades do Brasil

Metrô da Linha Amarela
São Paulo – Está virando moda internacional falar mal do metrô brasileiro, principalmente por parte dos britânicos. Depois da revista The Economist criticar o metrô paulista nesta semana, a BBC Brasil publicou reportagem em que compara o ritmo de expansão das redes metroviárias do Brasil com a de Londres. Chegou ao seguinte cálculo: considerando o ritmo de expansão da malha desde a inauguração, o metrô de São Paulo demoraria 172 anos para se igualar ao londrino, que tem 402 quilômetros, contra os atuais 74,2 da capital paulista.
Não é tão ruim quanto parece à primeira vista. Londres demorou 150 anos para chegar aonde chegou.
A diferença entre as duas cidades é que a capital britânica pode se dar ao luxo de ir construindo sua rede enquanto a cidade crescia. São Paulo, já saturada com mais de 11 milhões de habitantes, não tem esse privilégio.
Outras cidades brasileiras estão em estágio pior que a paulistana. O Rio de Janeiro, por exemplo, demoraria 300 anos até alcançar a malha londrina (veja tabela abaixo).
Apesar de todo o orgulho britânico com o próprio metrô – o mais antigo do mundo - Londres está longe de ser um feito impressionante. Xangai, na China, e Nova Déli, na Índia, conseguiram ultrapassar a malha da capital inglesa em um curtíssimo período de tempo.
O caso de Xangai chega a ser constrangedor (para o Brasil).
Metrô de Londres
LONDRES
Os chineses começaram o seu sistema subterrâneo em 1995, ou seja, mais de 30 anos depois dos paulistas (veja tabela na outra página). Mas os moradores de lá têm à disposição 437 quilômetros de metrô.
O único segredo foi a velocidade impressionante de expansão, ao ritmo de 24,3 quilômetros por ano, enquanto São Paulo trabalhou com 1,91, segundo os dados da BBC. Já Londres fez o seu a um ritmo de 2,68 quilômetros por ano.
Assim, se quisermos chegar a algum lugar em um curto período de tempo, não deveria ser a capital britânica a cidade a ser copiada – como faz pensar a mídia do país em questão – mas os bons e velhos chineses.
CidadeAnos até alcançar Londres, a partir da inauguração (dados da BBC)
São Paulo172
Rio de Janeiro300
Brasília102
Recife257
Belo Horizonte358
Porto Alegre305
Teresina641
REVISTA EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA