COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

quarta-feira, 6 de março de 2013

Jovens católicos fazem abstinência também de internet na Semana Santa


A quaresma é o período de 40 dias que antecedem a Páscoa. É a época em que os católicos fazem jejum, abstinências, vigílias e orações, preparando-se para a Semana Santa. Mesmo a Igreja seguindo esta tradição há séculos, as pessoas mais velhas afirmam que os tempos mudaram, que já não é mais como antigamente, em que durante a Semana Santa os cristãos só ouviam músicas sacras nas rádios, os adultos jejuavam e as crianças eram aconselhadas a não brigar com irmãos e amiguinhos e cuidar bem dos animais.
Entretanto, Márcio Matos, secretário para os Assuntos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Salvador, grupo que se prepara para participar do maior evento da juventude católica, em julho deste ano, no Rio de Janeiro, afirma que os jovens católicos de Salvador praticam vigílias, jejuns e abstinências até mesmo de internet, novelas e idas a shoppings. Estes jovens da Arquidiocese de Salvador estão engajados na Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Eis-me aqui e envia-me”.
“Esta campanha incentiva o jovem a rezar para a Jornada da Juventude. E todo o mês temos vigília com uma participação média de mais de mil pessoas,cada vez em um local diferente. A próxima será no dia 16,na Paróquia de Itinga, com missa às 22 horas, segue com louvor, pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento até as 6 horas. O pregador será o missionário Cassiano Meireles,de Canção Nova, Cachoeira Paulista”, informou Matos.
De acordo com o secretário da JMJ, a vigília “é algo muito bonito. Vários padres atendem a confissão e dão aconselhamento aos jovens. É uma preparação para a Semana Santa, viver esta semana que na quinta-feira tem o lava-pés, quando o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, lava os pés de idosos, simbolizando o que Jesus fez com os apóstolos; a Sexta da Paixão, a morte de Jesus na cruz e no sábado tem a vigília pascal, grande preparação para o domingo da alegria,da ressurreição de Cristo”, explicou.
Matos conta também que “o jejum faz parte do tempo quaresmal. Toda a quarta-feira e sexta-feira, os católicos são convidados ao jejum”. Mas segundo ele, não é mais tão radical, a pessoa pode suprimir uma refeição durante o dia, ou o café da manhã, ou o almoço ou a janta como sacrifício. “O jejum entendemos que é algo relativo à alimentação, por isto muitos jovens também praticam a abstinência, que dá um sentido mais amplo e pode ser feita não entrando na internet por algum tempo, principalmente no facebook, não assistindo a novelas, deixar de ir ao shopping. Ele abre mão daquilo que gostam muito por algo melhor”, afirmou.
Durante o período da quaresma a igreja utiliza a cor roxa. O porquê desta escolha é explicado pelo arcebispo como: “Assim como na liturgia da igreja o branco é sinal de alegria e festa, o verde de esperança, e o vermelho o Espírito Santo e do sangue (martírio), da mesma forma o roxo é sinal de penitência. Diria que é uma cor que nos leva a reflexão, à penitência, à interiorização,a oração”, disse. 
IG.BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA