O policial militar que foi filmado baleando um bandido durante uma tentativa de roubo de moto na zona leste de São Paulo, no sábado (12), foi condecorado nesta sexta-feira (18). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o oficial recebeu a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, o mais alto da honraria da Polícia Militar, concedido a policiais que se destacam em atos de bravura.
O caso ganhou repercussão porque uma câmera acoplada no capacete da vítima, um motociclista, registrou tudo. Após a abordagem dos assaltantes, o vídeo mostra o momento em que o PM atira contra o criminoso, que ficou ferido e foi preso.
O policial estava saindo de serviço, em seu veículo particular, ainda fardado no momento da ação. A vítima, que seguia em uma moto de luxo, foi abordada no cruzamento das avenidas Dr. Assis Ribeiro e Gabriela Mistral. Um dos suspeitos conseguiu fugir.
Leia também:
"Comentários que pedem morte de assaltante são passíveis de punição"
Câmeras aumentam riscos para vítimas de assalto, diz especialista
"Comentários que pedem morte de assaltante são passíveis de punição"
Câmeras aumentam riscos para vítimas de assalto, diz especialista
O suspeito que aparece armado e que foi baleado pelo policial é Leonardo Escarante, de 18 anos. Ele recebeu dois disparos, um na região do abdômen e outro na perna, e foi encaminhado, na ocasião, ao pronto-socorro do Tatuapé.
Na avaliação do Comando da PM, as imagens mostram uma ação legítima, “praticada segundo o procedimento operacional padrão e a postura do oficial em seu horário de folga, pondo em risco a própria vida, demonstra profissionalismo e devoção à causa pública”.
IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário