COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Casos de infarto aumentam 30% no tempo frio

O mecanismo fisiológico para uma pessoa infartar não é muito complexo: basta as artérias que enviam sangue ao coração serem obstruídas por alguma razão – a causa mais comum são placas de gordura acumuladas ao longo da vida – que o sangue não passa, o coração não recebe o líquido vital com oxigênio e sofre danos sérios que podem levar à morte. O problema é que, com o frio, o risco aumenta em 30%.
O porcentual se eleva porque, quando a temperatura diminui, o organismo contrai as artérias para se manter aquecido. Com isso, o sangue não tem tanto espaço para circular, o que é chamado de vasoconstrição. Nessa condição, o sangue precisa fazer mais pressão para circular - a pressão alta - e, dependendo do caso, pode não sobrar espaço para circulação. Se a passagem for totalmente obstruída, acontece o infarto. 
Quem já tem problemas coronários, é tabagista, sedentário, tem diabetes ou colesterol alto, deve redobrar o cuidado.
Idade e hereditariedade
O cardiologista explica, no entanto, que há fatores de risco incontroláveis. “Não podemos lutar contra a idade e hereditariedade”, explica Jardim. A idade começa a pesar a partir dos 55 anos para os homens e 65 anos para as mulheres.
Quem tem propensão genética a ter infarto – mãe com menos de 65 anos, pai ou irmão com menos de 55 anos que já tiveram esse evento cardiovascular – deve ficar ainda mais alerta. 
Além dos bons hábitos, para verificar se o coração está funcionando bem e se há artérias em processo de entupimento é essencial visitar um cardiologista. “Existem exames diretos e indiretos que mostram como está a saúde das coronárias. O teste ergométrico, por suposição, sinaliza ao cardiologista como anda o coração. A cintilografia também mostra, de maneira indireta, como anda a irrigação do coração”, explica o cardiologista do HCor. “A tomografia de coronárias consegue mostrar, diretamente, se há entupimento das artérias”.
O problema é que, uma vez “engordurada”, um artéria não volta ao normal sem uma faxina mais invasiva. A angioplastia é o procedimento que, por meio de um cateter, desobstrui as artérias e permite a implantação do stent, para manter a artéria aberta.
Estudos mostram que o processo aterosclerótico, que é quando as gordurinhas começam a se depositar dentro das artérias, começa ainda na infância, levantando a bandeira para a importância de uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos desde muito cedo.
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA