COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Chocolate vai acabar em todo o mundo, alertam maiores fabricantes

Duas das maiores fabricantes de chocolate mundo apresentaram dados que podem significar uma notícia assustadora para todo o mundo: o chocolate pode acabar. Sim, sumir, se extinguir. Nesta terça-feira (18), a Mars, que produz chocolates como M&Ms e Snickers, e a Inc. e Barry Callebaut, duas gigantes na fabricação de chocolates revelaram dados que embasam a declaração.
Foto: Divulgação
As empresas informaram que, como as pessoas estão comendo chocolate demais, o produto vai acabar sumindo do mundo. De acordo com elas, os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome, o que pode causar um déficit na quantidade de chocolate no mundo.
De acordo com pesquisa divulgada no Estadão, no ano passado o mundo consumiu aproximadamente 70 mil toneladas métricas de cacau a mais do que o volume produzido. A previsão é que em 2020 esse déficit chegue a 2 milhões de toneladas métricas.
Um dos maiores problemas para a baixa produção de cacau é ainda o clima seco na África Ocidental, em especial em locais como Costa do Marfim e Gana, onde são produzidos mais de 70% de cacau do mundo inteiro. Isso faz com que a produção seja menos intensa.
Outro fator que pesa para a produção é a praga decorrente de um fungo chamado Moniliophthora roreri. Segundo a Organização Internacional do Cacau, a praga eliminou de 30% a 40% da produção global de cacau. Com tantas perdas, muitos agricultores decidiram apostar na produção de milho, que é mais rentável.
Foto: Divulgação
Chineses e europeus estão consumindo chocolate demaisOutro fator que está reduzindo a quantidade de chocolate no mundo é o alto consumo por parte dos chineses e europeus. A cada ano, o país compra mais chocolate, mas seu consumo ainda chega a 5% do que a Europa ocidental consome.
O problema maior é que grande parte destes chocolates são amargos e, quanto mais amargo é o chocolate, mais cacau ele tem na sua composição. Por exemplo: uma barra de chocolate vendidas nos supermercados possuem apenas 10% de cacau, enquanto as barras de chocolate amargo costumam conter até 70% de cacau na sua composição.
Por todas essas razões, o preço do cacau aumentou mais de 60% desde 2012 - ano em que as pessoas passaram a consumir mais chocolate do que o mundo inteiro tem capacidade de produzir. Sendo assim, os fabricantes fizeram reajuste de preço nos seus produtos.
Para tentar amenizar o problema, um grupo de pesquisa agronômica da África Central está desenvolvendo árvores que têm a capacidade de produzir até sete vezes mais de cacau do que as plantas já existentes. 
Outra tentativa é a produção maior de chocolate branco -  que usa apenas a manteiga do cacau na sua confecção - mas com menor quantidade da essência presente na massa base do chocolate. Durante o processo, o doce perderia um pouco do sabor, ficando cada vez mais fraco.
CORREIO DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA