COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Água armazenada é suficiente só para um mês de consumo

SECAA água armazenada em todos os reservatórios do país hoje é suficiente para gerar energia e abastecer o Brasil só por um mês. O dado mostra a situação alarmante do sistema energético nacional e reforça a tese de que, dificilmente, será possível escapar de um racionamento em 2015. “Essa reserva de um mês que está armazenada mais a água que vai chegar tem que atender a 60% do consumo nacional (percentual das hidrelétrica na matriz energética) até o fim do ano”, diz o diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), Roberto D´Araújo.
Ele explica que o cálculo da energia armazenada é feito com base nos dados do Operador Nacional do Sistema (ONS). As hidrelétricas geram 62,8% da energia no país. As térmicas respondem por 28,3% e pequenas centrais hidrelétricas, eólicas, solares e outras fontes, por 8,9%.
Para o especialista, além de chuva, faltou também planejamento para que a situação não ficasse tão grave. “Vários projetos que poderiam estar funcionando, ou estão atrasados ou nem saíram do papel. Se tivesse mais usinas, o ritmo de esvaziamento seria menor”, afirma.

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), de setembro do ano passado, mostrou que 79% das usinas hidrelétricas em construção no país não cumpriram o cronograma original. Entre as térmicas, os atrasos chegam a 88%. As causas vão desde problemas nos projetos até conflitos ambientais. O relatório apontava como possíveis consequências dos atrasos a falta de oferta de energia no país e impactos no valor da tarifa cobrada do consumidor. Entre 2009 e 2013 o gasto extra com os atrasos chegou a R$ 8 bilhões.
O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA