COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS

CORRETOR DE IMÓVEIS
COUTINHO NETO - 73-99120-7942 WHATS.

COUTINHO NETO

COUTINHO NETO
73-99998-6830 - WHATS

CARMEM COUTINHO

CARMEM COUTINHO
73-99120-7942

PEDRO AUGUSTO

PEDRO AUGUSTO
CORRETOR DE IMÓVEIS EM ILHÉUS

ACESSE NO SITE

ACESSE NO SITE
ACESSE NOSSO SITE DE OPÇÕES IMOBILIÁRIAS

PLANAF

PLANAF
PLANAF

domingo, 24 de abril de 2016

Especialista tira dúvidas sobre aluguel de imóvel e herança

Do G1, em São Paulo
Tira dúvidas do IR 2016 (Foto: Editoria de Arte/G1)
A gerente de Tributos Diretos da Thomson Reuters, Vanessa Miranda, responderá diariamente, até o dia 29 de abril, perguntas enviadas por internautas do G1 sobre a declaração do Imposto de Renda 2016. Para enviar suas questões, clique aqui.
1) Alugo um imóvel e gostaria de saber como devo declarar esses pagamentos que efetuei. No informe, consta o total de valores pagos em 2015 ao locador (CPF) e a comissão paga à Imobiliária, separadamente. Assim, imagino que eu tenha que lançar em "Pagamentos Efetuados" dois lançamentos. 1) Os valores pagos ao CPF; 2) Os valores pagos a imobiliária; Seria isso? (A. Wesker)
Resposta: 
Na sua declaração a informação que deve constar na ficha “Pagamentos Efetuados” sob o código 70 é o valor total pago de aluguel, com a indicação do CPF do locador. A comissão paga à imobiliária é obrigação do locador, que deve incluir na declaração dele. Esse procedimento não irá gerar divergência de informações, uma vez que a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB), apresentada pela imobiliária, detalha todos os valores.
2) Posso por meu pai como dependente? Ele tem uma empresa inativa em seu nome, porém a mesma está desativada, ou seja, não está gerando lucros. Ele está com Parkinson e sua única renda é um auxílio doença que começou a receber em 2015. Incluo a renda dele em qual item? (Juan Alves)
Resposta: 
Se o seu pai recebeu rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 22.499,13 ele pode ser incluído como seu dependente. Neste caso, todos os rendimentos, despesas, dívidas e bens dele devem ser informados em sua declaração. O auxílio-doença deverá ser lançado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” na linha 24 Outros.
3) Em 2015 foi feita a venda de imóvel recebido de herança, no qual tinha participação de 1/6. A data de aquisição de tal imóvel é de 1960. Como deve ser feito tratamento na declaração? Mesmo com tal data de aquisição é devido imposto? (Douglas Silveira)
Resposta: 
Os bens adquiridos anteriormente a 1969 tem isenção de 100% do ganho de capital. Assim, o ganho de capital (diferença entre o valor da venda e o custo de aquisição do bem) deverá ser lançado em sua declaração na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” na linha 04. Além disso, o bem deve ser baixado da ficha “Bens e Direitos” zerando o campo “Situação em 31.12.2015” e detalhado a venda no campo “Discriminação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SFREGA 20 ANOS

SFREGA 20 ANOS
SENHOR DO BONFIM BA