terça-feira, 31 de dezembro de 2019

PÂNICO, TIROTEIO E DOIS BALEADOS NO CENTRO DE ILHÉUS

Uma das vítimas amparada pelos amigos.
Uma das vítimas teve que ser amparada pelos amigos.
Por volta das 03h50 da madrugada desta terça-feira (31) uma briga entre membros de facções criminosas terminou com intenso tiroteio na Rua Bento Berilo, próximo do ponto de ônibus do antigo Colégio General Osório, no centro de Ilhéus. A briga teve início na Avenida Sares Lopes e foi parar perto de uma rede de farmácias 24hs. 
De acordo com informações apuradas junto à polícia militar, Bruno Rocha Santos, 15 anos, morador do Condomínio Sol e Mar, teria sido alvejado no ombro por disparo de arma de fogo e um outro identificado apenas por Leandro, vulgo “Leandrinho”, morador do bairro Teotônio Vilela, também teria sido alvejado. No momentos dos disparos, as vitimas se encontravam no ponto de ônibus do antigo Colégio General Osório, quando foram atingidas por autor desconhecido.
Ambulâncias do SAMU estiveram no local e, em seguida, encaminharam os homens para o emergência do Hospital Regional Costa do Cacau para atendimento médico. Não há informação sobre o estado de saúde das vítimas. 
IMAGENS E VÍDEO; REDES SOCIAIS 
TEXTO: FÁBIO ROBERTO

Vídeo: 
Tocador de vídeo
00:00
00:30

"ENTROU ÁGUA PARTE 2" - Chuva forte interrompe shows no Festival Virada na madrugada em Salvador

por Jade Coelho / Júnior Moreira Bordalo
Chuva forte interrompe shows no Festival Virada na madrugada
Foto: André Carvalho / Ag Haack / Bahia Noticias
A forte chuva que atingiu Salvador na noite desta segunda-feira (30) e madrugada desta terça (31) afetou o sistema de som e o palco do Festival Virada Salvador. A chuva começou no meio do show do sertanejo Gusttavo Lima e acabou ficando mais forte no decorrer da apresentação. Os shows chegaram a ser interrompidos e, posteriormente, cancelados por questões de segurança. 
 

A Prefeitura de Salvador, em um primeiro momento, informou que os shows iriam prosseguir. "O grande volume de água e o lixo (especialmente garrafas pet) provocaram alagamentos em frente ao palco, mas agentes da Prefeitura agiram com rapidez para desobstruir o local. Os shows vão recomeçar em instantes", informou a organização do evento através de comunicado. Cerca de duas horas depois, um novo comunicado confirmou o cancelamento dos shows agendados para a madrugada.

Ainda durante as fortes chuvas, a Guarda Civil Municipal afastou o público da frente do palco por motivo de segurança. De acordo com boletim da Defesa Civil de Salvador, a chuva era esperada para esta segunda e terça e se deve a um fenômeno chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A noite teria ainda shows de Alok, Wesley Safadão e Psirico. (Atualizado às 05h30).
BAHIA NOTÍCIAS

Bombeiros alertam para cuidados com fogos de artifício no réveillon

Bombeiros alertam para cuidados com fogos de artifício no réveillon
Agência Brasil - Com a chegada do réveillon, uma das principais tradições é o show de fogos de artifício para comemorar a virada do ano. O Corpo de Bombeiros Militar  alerta para os cuidados que devem ser tomados na hora de soltar os fogos.
Segundo o major Souza Mendes, ao comprar os artefatos, é preciso verificar se a caixa tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que mostra que o produto passou por análise de segurança ou se tem faixa etária especificada. As lojas também devem ter autorização para vender os fogos.
Resultado de imagem para VITIMA DE FOGOS DE ARTIFICIO
Cuidados
“Cada embalagem vem com instruções sobre a forma correta de soltar os fogos, que não pode ocorrer embaixo de prédios ou dentro de residências. É preciso observar se há árvores próximas, avisar os vizinhos com antecedência e, em hipótese nenhuma, soltar os fogos com as mãos.”
O major lembrou que as intruções contidas nas embalagens têm ajudado o Corpo de Bombeiros a reduzir acidentes com os fogos.
Souza Mendes lembrou ainda que, em caso de ocorrências, a recomendação é lavar a queimadura em água corrente, não usar nenhum produto sem indicação médica e ligar imediatamente para o 193

Teixeira registra 59 homicídios em 2019

Teixeira de Freitas: O Liberdade News apresenta os números dos homicídios ocorridos em Teixeira e região, conforme informações levantadas junto à coordenadora da 8ª COORPIN, a delegada Valéria Chaves. Segundo dados da Coordenadoria, até o fechamento desta reportagem, em 29 de dezembro de 2019, foram contabilizados em Teixeira de Freitas 59 CVLI’s (Crimes Violentos Letais e Intencionais) consumados, e neste mesmo período, no ano de 2018, ocorreram 90 homicídios.
Com esses dados, conclui-se que houve uma redução significativa nos números de homicídios ocorridos na cidade. Esta redução representa quase 35%, o que indica uma preservação de 31 (trinta e uma) vidas. 

"ENTROU ÁGUA" - Segunda Noite do Réveillon de Ilhéus é cancelado pelas fortes chuvas

Prefeitura emite Nota Técnica segunda noite do Réveillon de Ilhéus Clodoaldo Ribeiro 1024x588 - Segunda Noite do Réveillon de Ilhéus é cancelado pelas fortes chuvas que caíram na cidade - reclame bocaEm decorrência de uma inesperada chuva torrencial que precipitou na noite desta segunda-feira, 30 de dezembro, por volta das 20 horas, a realização do evento neste segundo dia de programação do Réveillon foi comprometida e adiada por motivos de segurança. Isto porque, toda a aparelhagem de som foi molhada, razão pela qual oferece risco de curto elétrico na área do palco.
A programação do Réveillon de Ilhéus seguirá normalmente, caso não chova, no dia 31, com a esperada virada e queima de fogos, e que contará com as atrações Djalma Assis, Linconl e Duas Medidas, Armandinho, Dodô e Osmar e Solange Almeida.
RECLAME BOCA

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Cigana é morta com tiro na cabeça em Teixeira de Freitas

thumbnail_PHOTO-2019-12-30-15-03-42.jpg
A Polícia Civil de Teixeira de Freitas recebeu informações na tarde desta segunda, 30 de dezembro de familiares sobre uma possível vítima de suicídio, que estaria no interior de uma residência, na Rua Jardim de Alá, no Bairro Vila Caraípe. O delegado de plantão, Bruno Ferrari, juntamente com o investigador Maurício Raad, se deslocaram até o endereço informado, onde constataram que havia uma vítima caída no interior do imóvel, no meio de uma grande poça de sangue. O delegado acionou o DPT para realizar a perícia no local.
A vítima foi identificada como, Adelzíta Xavier Pinto, 39 anos, que estava caída dentro do banheiro da residência, em decúbito ventral, com uma perfuração por disparo de arma de fogo, na cabeça. Segundo vizinhos, os moradores eram ciganos, e moravam pelo menos 11 pessoas na casa, entre a vítima, seu esposo, filhos, nora e neto. O delegado Bruno Ferrari, inicialmente está tratando o caso como suspeita de feminicídio, já, que a vítima foi morta por disparo de arma de fogo na cabeça, não sendo encontrada nenhuma arma no local do crime.
Segundo o delegado, foi o próprio esposo da vítima que teria feito contato com os familiares dela, que moram em outra região do Estado, e teria falado, que ela havia se suicidado com um tiro na cabeça, e que ele com as demais pessoas, teriam saído da residência por conta disso, não informando onde estariam. Os moradores da residência levaram objetos pessoais, aparelhos eletrônicos e alguns utensílios domésticos.
Ainda segundo informações passadas por moradores das proximidades, o suspeito trata-se de Alencar Alves Malaquias, de 40 anos, e o casal brigava muito, e que ele sempre proferia ameaças à esposa, e que neste domingo (29) teriam visto uma grande correria entres os moradores do imóvel, por volta das 17h30, devendo ter sido o momento do fato. O corpo da vítima foi removido para o IML onde passará por necropsia. O caso será encaminhado para DEAM por se tratar inicialmente de crime de feminicidio.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews

TURISMO - Um passeio sensorial pelo Mercado Municipal de São Paulo

Tomar um simples café da manhã pode ser uma experiência incrível no Mercado Municipal de São Paulo. Assim que chegar, já é possível notar como as cores, cheiros e sabores criam uma atmosfera única nos 12.600 metros quadrados que contemplam esta imensa feira diária.
Para apreciar um pouco mais dessa atmosfera, é essencial chegar ao lugar nas primeiras horas da manhã, enquanto os milhares de turistas (brasileiros e estrangeiros) famintos por um pedaço de um lanche de mortadela ou um bolinho de bacalhau bem quentinho ainda não lotaram as “ruas” do Galpão.
Um pouco antes das sete horas é possível passear com calma pelo local, observando os detalhes do prédio erguido em 1933 para substituir o mercado velho que ficava na rua 25 de Março. Projetada pela equipe do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, a construção foi feita usando colunas gregas, jônicas e romanas, configurando assim um estilo de construção eclético. As telhas de vidro, claraboias e os 32 painéis subdivididos em 72 vitrais feitos pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, conferem ao lugar uma iluminação natural praticamente perfeita.
Além de conferir a estrutura do prédio, neste horário também é mais fácil conferir toda a variedade de frutas, carnes, sementes, queijos, peixes e especiarias raras em boa parte da cidade, como figo da Índia e pistache iraniano, assim como raridades da alta gastronomia como o bem conhecido (e pouco provado) caviar, assim como trufas brancas, flores de sal e favas de baunilha.
Na Galeria do Bacalhau, por exemplo, essa infinidade de ingredientes encanta os sentidos. Comece seu passeio por este lugar que, além do peixe que dá o nome a barraca, também dispõe de uma infinidade de carnes defumadas e salgadas, como o famoso presunto cru pata negra, além de chouriço, linguiças artesanais, alheira e até mesmo joelho e barriga suína. Dividindo espaço com as carnes, há pistache iraniano, castanhas caramelizadas, ervilhas com wasabi, provolone chips e azeitonas de origem grega, argentina, chilena, libanesa e espanhola.
E é claro que esta infinidade não se faz presente só nas carnes, mas também nos queijos. A laticínios Pirâmide é uma das lojas que também deixa isso visível, com um imenso queijo provolone de quase dois metros de altura na entrada. Lá é possível encontrar desde os essenciais parmesão, prato e mozzarella, como também os finos Rembrandt, da Holanda e Brie, da França e Manchego da Espanha.
Temperos de várias partes do mundo também podem ser encontrados no mercado municipal. Sua próxima parada pode ser uma das lojas dedicadas exclusivamente a especiarias, a Mr. Josef, que vende desde condimentos como cavalinha, orégano chileno, chili em pó e alho frito, além de uma infinidade de espécies de açafrão, como também pimentas, ervas e corantes naturais como beterraba, espinafre e aipo em pó.
Para acompanhar toda esta variedade de alimentos, somente um bom vinho. E o Empório Luso Brasileiro tem uma das maiores e mais completas adegas do Mercadão. Rótulos nacionais, caros ou baratos, assim como estrangeiros, encontram-se na loja, tanto para os especialistas, quando para os consumidores esporádicos. Vinhos como o Pêra-manca e Torre do Esporão, com valores elevados juntam-se a rótulos bem mais baratos como o chileno Casillero del Diablo. Gosto a parte, a maioria das lojas do mercado municipal contam com uma ampla oferta de vinhos.
Grapefruit, Pitaia, Jamelão, atemoia, graviola e cupuaçu, groselha, Longan e Xirimoya. Há algum nome desconhecido? Com certeza. A cada banca de frutas do Mercadão, o visitante é surpreendido por espécies que vem dos quatro cantos do mundo. Se diversidade é a palavra de ordem por aqui, nas suas bancas de fruta ela é uma constante. Ainda há uma infinidade de nozes, amêndoas, castanhas e azeite, como o conhecido e forte trufado. Há muito mais o que conhecer no Mercadão, outros ingredientes, outros temperos e sabores escondidas, que aguardam ansiosamente para serem descobertos. Depois dessa aventura frutífera, com o perdão do trocadilho, é hora de fazer uma pausa para o almoço.
As instituições do Mercadão
Paulistano que é paulistano sabe: o sanduíche de mortadela, o pastel e o bolinho de bacalhau são verdadeiras instituições do Mercado Municipal da cidade. Seja pela fartura, pela fama ou mesmo pelas grandes filas, comer pelo menos um dos três lanches é parte obrigatória de qualquer roteiro pelo Mercadão.
Instalado no mesmo local desde a abertura do mercado, o Hocca Bar é um bastiões dos lanches que se tornaram verdadeiros sinônimos do lugar. Além dos caprichados bolinhos, pastéis e sanduíches tradicionais, a lanchonete criou novas variações para cada um deles, que merecem o acompanhamento de um chopinho no fim da tarde.
Na falta de um lugar para comer entre as diversas bancas, também é possível provar o melhor da gastronomia do local no espaço gourmet, localizado no mezanino, que foi inaugurado em 2004 como parte da revitalização do prédio. Lá há outras opções que vão além dos lanches conhecidos. Há restaurantes de culinária brasileira, japonesa e árabe. Além das sobremesas, que são um capítulo a parte.
Doces, sorvetes e uma cachacinha para “arrematar”
Depois de um bom almoço, degustar uma sobremesa parece ser um caminho natural para encerrar o roteiro pelo Mercadão. Com uma mistura de doces e salgados, frutas e amêndoas e castanhas especiais, o Empório Chiappetta pode ser uma das opções para aqueles que buscam sabores exóticos e inusitados.
A harmonização de frutas desidratadas com sorvetes, cafés e até mesmo com cachaças é um dos diferenciais do lugar.  As castanhas e amêndoas incrementadas com chocolates e caramelos também são destaque, além das massas artesanais que também misturam sabores doces e salgados. Depois de um passeio desses, você se sentirá um gourmet realizado – e com a sacola cheia de ingredientes especiais.
Mercado Municipal de São Paulo
Quando: de segunda a sábado, das 6h às 18h; domingos e feriados, das 6h às 16h
Onde: Rua da Cantareira, 306, São Paulo, próximo à estação Luz do metrô
Quanto: entrada grátis

domingo, 29 de dezembro de 2019

Acusado de provocar acidente com duas mortes na região da Casa Verde não possui CNH

Cb image default
O homem de 25 anos, preso na noite deste sábado, dia 28-12, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) identificado por J. H., natural do estado da Bahia, após provocar o acidente com duas mortes próximo a Casa Verde, não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação), apurou o Nova Noticias o boletim de ocorrência.
site apurou que no interior do carro, modelo Kia Cerato, com placas de Vitória da Conquista – BA, a PRF encontrou 166, 32 kg de maconha. O entorpecente, veículo e o condutor foram levados para Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina.
O acusado foi autuado por homicídio, lesão corporal e tráfico.
Relembre o caso.
Na noite deste sábado, segundo noticiado pelo Nova Noticias, o jovem transitava pela BR-267, sentido Nova Alvorada do Sul – Bataguassu, quanto não teria acatado um abordagem da PRF. Houve perseguição e ao chegar no trevo da BR com a MS-134, o condutor do Kia perdeu o controle de direção e atropelou a professora Simone juntamente com seus dois filhos, Higor Silva de 11 anos e a Helloá Glésia, de 20. Os dois filhos da professora morreram no local. (Com informações da ocorrência 3691-2019

Apenas uma praia imprópria para banho em Ilhéus

Resultado de imagem para praia da sereia ilheus
A Rede Amostral de Monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 133 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para analises da balneabilidade são coletadas sistematicamente semanalmente, no período da manhã em locais com maior concentração de banhista.
De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.
ILHÉUS - 
Praias impróprias: Malhado (Próximo à escultura da sereia).
FONTE: INEMA

Três vigilantes são baleados enquanto trabalhavam na noite deste sábado em Feira de Santana

Acorda Cidade
Três vigilantes são baleados enquanto trabalhavam na noite deste sábado em Feira de Santana
Três tentativas de homicídios contra vigilantes foram registradas na noite deste sábado (28) em Feira de Santana. Eles estavam trabalhando no momento em que os crimes ocorreram. Por volta das 19h o segurança de uma farmácia no conjunto Feira V foi alvejado por disparos de arma de fogo, que atingiram tórax, abdômen e perna.
Segundo informações da polícia, Rovan Costa de Santana, 27 anos, passou por exames e encontra-se fora de risco. Ainda conforme a polícia, os autores seriam dois homens de identidades ignoradas, a bordo de uma motocicleta Bros preta, placa não anotada.
A Rondesp 02, em rondas na Rua Rio Itapicuru, bairro Irmã Dulce, por volta das 20h40, encontrou abandonada uma moto Honda Bros, placa PJN-5385, que, segundo o Cicom, foi utilizada na tentativa de homicídio ao vigilante no conjunto Feira V. O veículo foi conduzido para a Delegacia do conjunto Jomafa.
A segunda tentativa de homicídio foi registrada por volta das 19h50. O vigilante Eronildes Moreira da Silva, 56 anos, que estava fazendo segurança na Rua Santo Agostinho, bairro Santa Mônica, foi alvejado por dois tiros. Segundo informações da polícia, homens a bordo de um carro modelo Celta, branco e placa não identificada foram os autores dos disparos.
Por volta das 20h59 outra tentativa de homicídio foi registrada. Antonio Cesar de Jesus Santana, 38 anos, vigilante do Feiraguay, foi atingido por disparos de arma de fogo, enquanto estava trabalhando.
A guarnição relatou que populares informaram que os autores dos disparos estavam a bordo de um veiculo Ford Ka preto, modelo novo, e que em apoio estavam um Celta branco e Ford Fiesta prata. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.