Funcionários da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart) que trabalham no aeroporto de Porto Seguro entrarão em greve a partir do início da madrugada desta quarta-feira (31). Eles reivindicam que a carga horária volte a ser de 6 horas diárias, como era antes da pandemia de covid-19. Atualmente, a jornada diária de trabalho é de 8 horas.
Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (30), nas dependências do aeroporto, a proposta da empresa foi rejeitada por unanimidade pelos cerca de 60 trabalhadores presentes. Participaram da reunião empregados das áreas de manutenção em geral, agentes de proteção, agentes de limpeza, supervisor de ponto de controle e auxiliar de operação.
EMBARQUE E DESEMBARQUE PREJUDICADOS – Um funcionário do aeroporto, que não quis se identificar, disse ao RADAR NEWS que o primeiro voo da madrugada desta quarta-feira chegará por volta das 2h30. Segundo ele, o pouso das aeronaves não será afetado, porque o controle do tráfego aéreo é atribuição da Aeronáutica.
No entanto, explicou que não haverá desembarque, uma vez que os funcionários envolvidos nessa etapa do voo estarão com suas atividades paralisadas.
Também não será possível haver embarques porque, entre os trabalhadores em greve, estão os que operam o raio-x e fazem a revista de malas.
Aproximadamente 100 pessoas trabalham no aeroporto de Porto Seguro, cujo fluxo é de 15 voos diários, de segunda a sexta-feira, e de 30 voos diários, aos sábados e domingos.
PROPOSTA DA EMPRESA – O funcionário destacou que a Sinart propôs a redução da carga horária para 6 horas diárias somente para os cargos de agente de proteção, supervisor de ponto de controle, auxiliar de operações e fiscais de pátio.
Conforme ele, a empresa se recusou a reduzir a carga horária nas demais funções, mas ofereceu reajuste de 5,80% no salário e de 10% no cartão de alimentação. Ainda de acordo com a proposta patronal, caso a carga horária retornasse para 6 horas diárias, também haveria redução salarial.
JORNADA DE TRABALHO – O trabalhador ressaltou que a jornada diária dos funcionários do aeroporto de Porto Seguro era de 6 horas diárias, e passou a ser de 8 horas já quase no final da pandemia, quando os voos começaram a ser normalizados. No entanto, segundo ele, apesar do aumento das horas trabalhadas, não houve reajuste de salário.
Em outros aeroportos, inclusive no de Salvador, a jornada de trabalho é de 6 horas diárias, acrescentou a fonte.
A equipe de reportagem ainda aguarda uma resposta da Sinart em relação às suas tentativas de contato.
RADAR NEWS