terça-feira, 30 de setembro de 2025

Mulher é morta a facadas pelo companheiro em Gandu

 

Na noite desta terça-feira (30), a cidade de Gandu foi marcada por um crime brutal. A vítima, identificada como Jaque, foi esfaqueada pelo próprio companheiro.

Segundo informações, Jaque chegou a ser socorrida e encaminhada às pressas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.

O caso chocou a população e está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer as circunstâncias do crime e localizar o autor.

Luto em Ubaitaba

 

plantao.de.noticia.itacare
Luto em Ubaitaba: Comunidade se despede de Alynne Gabrielle

Uma tragédia abalou a cidade de Ubaitaba nesta terça-feira (30). A jovem Alynne Gabrielle, que trabalhava no Posto do Lago, moradora do Bairro da Conceição em Ubaitaba, foi encontrada sem vida segundo informações após tirar a própria vida.

Segundo informações de pessoas próximas, Alynne enfrentava um quadro de depressão, doença silenciosa que tem afetado cada vez mais jovens em todo o país. A notícia deixou familiares, amigos, colegas de trabalho e moradores da cidade profundamente consternados.

O velório acontece nesta quarta-feira (01), a partir das 14h, na descida para a Avenida Beira Rio. Em seguida, o cortejo seguirá para o cemitério local onde Alynne será sepultada.

PMBA APREENDE ARMAS DE FOGO E DROGAS EM SANTA LUZIA-BA

 


No dia 30 de setembro de 2025, policiais militares em rondas ostensivas no município de Santa Luzia-BA receberam a informação de que suspeitos estavam traficando drogas nas proximidades de uma área vicinal.

Uma guarnição deslocou-se até o local e avistou os suspeitos, que evadiram após a aproximação da viatura.
Após realizada a busca no perímetro, foram encontradas 08 armas artesanais, 01 porção de maconha pesando 100g, 05 estojos de cal.38 e 03 celulares.

Todo material foi apresentado na delegacia local para as providências cabíveis.

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

ALUGO APARTAMENTO COM 2/4, PISCINA, NA CIDADE NOVA EM ILHÉUS

  









Alugo lindo apartamento na Cidade Nova em Ilhéus. 

Com 2/4(suíte), piscina, sala de jogos, garagem, elevador, academia.

Do Imóvel: Armários na cozinha e dormitórios, ar condicionado, sacada, linda vista. 

AGENDE SUA VISITA. 
VALOR: R$ 3.000,00 LOCAÇÃO MENSAL (INCLUSO TAXA  DE CONDOMÍNIO E IPTU.)

-----------------------
CONTATO:
COUTINHO NETO

73-99998-6830 - WHATS
73-99120-7942 - WHATS
CRECI - 19791

Procurador-geral é executado com tiro na cabeça ao andar com cachorro

Procurador-geral do interior do Ceará é morto a tiros ao andar com cachorro

procurador-geral do município de Aurora, no Cariri do Ceará, foi assassinado com um tiro na cabeça na noite dessa segunda-feira (29/9). José Nanda Bezerra, 59 anos (foto em destaque), passeava com o cachorro quando foi baleado. Horas antes, ele havia participado de uma reunião na prefeitura do município.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizam diligências para apurar o caso. De acordo com a pasta, José Nanda foi atingido por disparos de arma de fogo e socorrido a uma unidade hospitalar, mas não resistiu.

Veja fotos do procurador-geral:

3 imagens
Uma nota de pesar da Secretaria de Cultura
José Nanda Bezerra, de 59 anos

As circunstâncias e a motivação do homicídio ainda estão sob investigação.

Motoboy morre vítima de acidente de trânsito após 100 dias internado no HGCA

 Railson Ribeiro Araújo | Foto: Reprodução

Railson Ribeiro Araújo | Foto: Reprodução

Morreu na tarde desta terça-feira (30), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, um motoboy de 37 anos. A vítima, identificada como Railson Ribeiro Araújo, passou por diversos procedimentos cirúrgicos após sofrer um acidente de trânsito. Ele estava internado na unidade desde o mês de junho deste ano.

Segundo apuração da reportagem do Acorda Cidade, Railson conduzia uma motocicleta quando sofreu o acidente de trânsito. A vítima ainda chegou a fazer uma osteossíntese de fêmur, procedimento cirúrgico utilizado para tratar fraturas nos ossos, mas não resistiu aos ferimentos após passar mais de 100 dias internado no HGCA.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

BH: mulher é presa por injetar agulha contaminada com HIV em enfermeira

 

Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante depois de injetar uma agulha contaminada com HIV em uma enfermeira de um hospital do Centro de Belo Horizonte, na madrugada dessa segunda-feira (29/9). Em depoimento, ela relatou ter agido de forma impulsiva por não concordar com a conduta da profissional com o bebê dela.

A Polícia Militar foi acionada ao Hospital João Paulo II, na Alameda Ezequiel Dias, e conversou com a enfermeira. Aos militares, ela contou que fazia a coleta de sangue de um bebê de três meses de vida quando a mãe dele retirou a agulha e perfurou a mão da enfermeira. 

O medo surgiu quando foi constatado que a mãe era HIV positivo e o teste apontaria se a criança também tinha o diagnóstico. Conforme o boletim de ocorrência, o resultado dos exames apontaram que a criança era HIV positiva.

De acordo com os registros, a mãe negou ter furado a enfermeira. Segundo ela, apenas jogou a agulha no chão, mas agiu de forma impulsiva porque acreditava que a técnica estava fazendo um mau procedimento no bebê. 

Aos militares, ela disse que a enfermeira estava “girando” a agulha no braço da criança e também reclamou das condições do hospital e da conduta dos funcionários.

O bebê permaneceu internado no hospital acompanhado da avó e a enfermeira seguiu para atendimento médico. De acordo com a PM, ela foi medicada com um coquetel antiretroviral e, assim que liberada, foi conduzida, juntamente da suspeita, à 2ª Central Estadual de Plantão Digital para prestar depoimento. 

Em nota, a Polícia Civil informou que a mãe da criança foi ouvida e teve a prisão em flagrante delito ratificada pelo crime de “contágio de moléstia grave”, previsto no artigo 131 do Código Penal, que indica como crime “praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio”. Ela segue à disposição da Justiça.

Motociclista morre em grave acidente na BR-324

Território Piemonte da Diamantina – Na manhã desta terça-feira (30), um grave acidente resultou na morte de um motociclista no contorno de acesso ao distrito de Itapeipu, trecho da BR-324, em Jacobina.

A vítima não identificada, conduzia uma motocicleta Honda Bros 160, de cor vermelha e branca, quando sofreu o acidente. Até o momento, não há confirmação se outro veículo esteve envolvido na ocorrência ou se o condutor perdeu o controle e caiu.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem caído no meio da pista, com ferimentos graves nas pernas. O óbito foi constatado ainda no local.

Uma equipe da Guarda Civil Municipal foi acionada e permanece no ponto do acidente, realizando a sinalização do trânsito e prestando apoio à ocorrência. O tráfego no trecho segue lento, e motoristas que passam pela área devem redobrar a atenção.

CN | Paraíso Urgente

Homem é morto a tiros na estrada do Jacu

 Feira de Santana

Lucas Mota Rodrigues de Lima, morto a tiros em Tiquaruçu | Foto: Reprodução

Um homem de 28 anos foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (30) em Feira de Santana. A vítima foi identificada como Lucas Mota Rodrigues de Lima. O crime ocorreu por volta das 10h, na estrada do Jacu, no distrito de Tiquaruçu.

Segundo apuração da reportagem do Acorda Cidade, Lucas foi atingido por disparos de arma de fogo no rosto, braço e mão direita. O levantamento cadavérico indicou que, junto com a vítima, foram encontrados seis pinos (embalagens de plástico pequenas), um deles contendo uma substância branca.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Traficantes mataram sete pessoas decapitadas ou mutiladas esse ano no Extremo Sul

 

Traficantes que atuam no Extremo Sul baiano já mataram pelo menos sete pessoas com requintes de crueldade entre maio e setembro de 2025, conforme apuração do Informe Baiano. Os crimes incluem decapitações, torturas e mutilações no município de Eunápolis.

Nesta segunda-feira (29/09), um homem não identificado foi encontrado decapitado e amarrado na Rua Alecrim, bairro Minas Gerais, em Eunápolis. A ocorrência foi atendida pela 7ª Companhia Independente de Polícia Militar. Ao Informe Baiano, a PM confirmou que a vítima estava caída ao solo com ferimentos.

Já no dia 02 deste mesmo mês, moradores do bairro Santa Lúcia encontraram a cabeça de uma jovem, identificada como Eduarda Rodrigues dos Santos, de 22 anos, em plena via pública. Ela havia sido sequestrada dias antes e um bilhete deixado no local reforçava a ligação do crime com a guerra entre facções criminosas.

Outro caso ocorreu no dia 17 de agosto, quando o jovem Juan Diuare Costa Pinto, de 23 anos, foi encontrado morto no bairro Arnaldão, com sinais de mutilação e o coração fora do corpo. A vítima teria sido sequestrada por quatro homens armados na Praça Moisés Reis. A ação foi atribuída ao chamado “tribunal do crime”, que também é ligado à disputa entre facções na cidade.

No dia 25 de junho, uma mulher identificada como Anna Luiza Lima Brito foi encontrada morta e esquartejada. Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido motivado por vingança, pois criminosos acreditavam que ela teria participação indireta na morte de Matheus Rodrigues de Souza, de 24 anos, executado horas antes, em um estabelecimento comercial, com diversos tiros na cabeça.

Em 07 de junho, o corpo de um homem sem identificação formal foi encontrado decapitado e com as mãos amarradas no bairro Santa Isabel, em Eunápolis.

O motorista de aplicativo Weverton Antônio dos Santos, de 29 anos, foi sequestrado, torturado e executado por integrantes de uma facção criminosa, no dia 14 de maio. Os autores filmaram toda a ação e enviaram os vídeos para contatos da vítima usando o próprio celular dela.

Novas regras no Turismo: diária de 24 horas vale para apps como o Airbnb ou imóveis mobiliados?

 

(Shutterstock)
(Shutterstock)

O Ministério do Turismo publicou recentemente uma nova portaria que atualiza e detalha regras para o setor de hospedagem no Brasil. Entre os assuntos abordados, o destaque é a definição de diárias de 24 horas em hospedagens oferecidas por estabelecimentos do setor a partir de 15 de dezembro de 2025. Mas será que isso inclui as hospedagens de aplicativos como o Airbnb?

Segundo o Ministério do Turismo, não. Na verdade, as regras são válidas para hotéis, pousadas, resorts, flats, apart-hotéis, albergues e hostels e não se aplicam a imóveis mobiliados residenciais alugados por meio de plataformas e aplicativos digitais.

Para o órgão de defesa do consumidor Procon-SP, hospedagens ofertadas no Airbnb “devem se submeter às determinações do Código de Defesa do Consumidor (direito à informação prévia, clara e transparente) e, neste sentido, devem cumprir as regras da portaria do mesmo modo que os hotéis e pousadas”.

A adogada Kamilla Barizon, especialista em direito do consumidor da Tilkian Marinelli Marrey Advogados, explica que, “embora não se enquadrem especificamente na nova normativa, tais plataformas estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), o qual assegura aos consumidores o direito à informação prévia, clara e transparente”.

Em termos práticos, isso significa que os aplicativos, assim como os hotéis, devem manter os hóspedes informados sobre os horários de check-in e check-out da estadia antes mesmo da contratação do serviço, mas isso não se estende a outras obrigatoriedades presentes da Lei do Turismo (Lei nº 11.771/2008), como a definição sobre o tempo de uma diária. Na verdade, segundo Barizon, o serviço prestado por apps de hospedagens não é diretamente regulado pela Lei Geral do Turismo.

Ou seja, aqueles que se hospedam em imóveis ofertados no Airbnb seguirão tendo diárias de 20 horas e até de 19 horas – são comuns na plataforma hospedagens em que o check-in só começa às 15:00 e o check-out é definido às 10h ou 11h.

Ao InfoMoney, o Airbnb confirmou que as novas regras não afetam sua operação. “A locação de imóveis residenciais por temporada, como ocorre via Airbnb, é regulada pela lei federal do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) e não se enquadra nesse regulamento”, disse em nota.

Diárias de 24 horas e tempo para limpeza

A principal novidade que a nova portaria trouxe é a definição clara da duração da diária, determinada em 24 horas, com a possibilidade de o estabelecimento reservar até três horas para a higienização do quarto.

Em termos práticos: se você entrar no quarto às 15:00, uma diária só se completa às 15:00 do dia seguinte, e, na última diária, para fins de limpeza do quarto, o hotel poderá pedir que o hóspede se retire antes, mas respeitando o limite de três horas de antecedência, ou seja, apenas a partir de 12:00.

As redes hoteleiras não poderão impor um intervalo maior para a limpeza da acomodação.

Além disso, não será permitido cobrar taxa extra de limpeza do hóspede. “A Portaria deixa claro que o tempo para limpeza deve estar incluído no valor da diária, não podendo ser cobrado à parte. Isso reforça o direito do consumidor de ter uma diária completa, sem custos extras inesperados”, explica Barizon.

Horários de entrada e saída: liberdade com transparência

A portaria permite que os estabelecimentos definam seus próprios horários de check-in e check-out, desde que essas informações sejam comunicadas previamente ao consumidor. Essa regra respeita o dever de informação clara e adequada previsto no artigo 6º, inciso III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Uso extraordinário e tarifas adicionais

Outra possibilidade prevista na normativa é a oferta de entrada antecipada ou saída postergada como opções adicionais. Nesses casos, o hotel pode cobrar uma tarifa extra, desde que essa cobrança seja informada previamente e não prejudique os procedimentos de limpeza e organização do quarto.

O Ministério do Turismo será responsável por fiscalizar o cumprimento das normas e aplicar sanções em caso de descumprimento

Pix terá botão para contestar fraudes a partir de 1º de outubro, diz BC

 

(Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
(Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

O Banco Central anunciou nesta terça-feira (30) que o Pix ganhará um botão de contestação em todos os aplicativos bancários a partir de quarta-feira (1º). A novidade permitirá que vítimas de fraudes, golpes ou situações de coerção acionem o Mecanismo Especial de Devolução (MED) de forma simples e totalmente digital.

Segundo o BC, a medida busca agilizar o bloqueio de recursos na conta do suspeito, aumentando as chances de que o dinheiro retorne à vítima.

“Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até 7 dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação”, disse Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro.

Ele acrescentou que o bloqueio pode ser total ou parcial e que, após essa etapa, os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar a ocorrência. Confirmada a fraude, a devolução é feita diretamente na conta da vítima em até 11 dias após a contestação.

O botão, porém, não poderá ser usado em situações de erro de digitação, arrependimento da transferência ou disputas comerciais. Nessas hipóteses, a solução deve continuar sendo tratada diretamente entre as partes envolvidas ou pelas instituições financeiras.

INFOMONEY

Homem é preso por furto qualificado e falsidade ideológica em Porto Seguro

 

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil da Bahia em Porto Seguro, extremo sul do estado, e teve uma nova prisão em flagrante registrada após ser descoberto utilizando a identidade do próprio irmão, nesta segunda-feira (29). A ação foi conduzida pela 1ª Delegacia Territorial daquele município.

O indivíduo, que havia sido preso no último domingo (28) pela prática de furto qualificado, declarou uma identidade falsa no momento da prisão. O contexto da nova prisão ocorreu no dia seguinte (29), quando a Polícia Civil descobriu a fraude após o custodiado ser submetido a um exame papiloscópico realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O laudo das digitais confirmou a idade do envolvido e sua verdadeira identidade.

Durante interrogatório, o autor confessou que utilizava identidades falsas desde 2021, incluindo documentos públicos e particulares, passando-se por seus irmãos em abordagens policiais e atendimentos médicos, com o objetivo de ocultar seu nome real.

Diante da comprovação da fraude, o delegado responsável lavrou um novo auto de prisão em flagrante, desta vez pelo crime de falsidade ideológica, que se soma ao crime de furto qualificado já registrado. Ele permanece detido e será submetido a uma nova audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

Andrei Sansil / Ascom PCBA