terça-feira, 13 de novembro de 2012

Produtores de chocolates finos divulgam marcas no Congresso Brasileiro do Cacau



Empresários e produtores da agroindústria do Chocolate Fino do sul da Bahia participam de mais uma missão comercial que tem apoio da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus. Dessa vez, o grupo montou estandes para divulgação de marcas, degustação e comercialização de produtos no III Congresso Brasileiro do Cacau, que debate o tema Inovação Tecnológica e Sustentabilidade. Realizado pela Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o evento acontece de 11 a 14 de novembro no auditório do Centro de Convenções de Ilhéus.

A coordenadora da Unidade Regional do Sebrae no município, Claudiana Figueiredo, afirma que a participação  dos produtores em eventos dessa natureza é importante, porque amplia o desenvolvimento econômico local, através da verticalização da cadeia produtiva do cacau.”A ação consolida também o segmento conhecido como Turismo de Experiência, já que muitos visitantes são atraídos pela possibilidade de conhecer a produção e o sabor do chocolate fino na região produtora”, destaca.

Tecnologia e Sustentabilidade - No Congresso Brasileiro do Cacau, em Ilhéus, a CooperAPC também foi em busca de soluções para a dívida dos cacauicultores associados. “Com o quitamento das dívidas, poderemos investir com mais fôlego em novas tecnologias e equipamentos para agroindústria”, explica Maltez. Ele está confiante nos resultados práticos do evento que, no último dia, vai apresentar um documento intitulado “Carta de Ilhéus”, pontuando as soluções propostas pelos congressistas.

Os associados da CooperAPC, assim como Diva Landerberger, do Chocolate de Itacaré, mantém ainda o foco nos benefícios que as inovações tecnológicas podem representar para a consolidação do modelo sustentável de produção que seja potencializado pela agricultura tropical do cacau cabruca. Essa forma de plantio de cacauais valoriza a biodiversidade local e a fartura dos recursos hídricos. O resultado é um fruto diferenciado, resistente a pragas e de melhor qualidade para produção de chocolate.
JORNAL BAHIA ON LINE
 
Melhores dias para o cacau

Crédito: JBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário