Sabia que o cafezinho que você toma na padaria também pode ser usado como combustível para automóveis? Sim, isso é possível e até já existe. Nessa semana, inclusive, um carro desse tipo bateu um novo recorde de velocidade reconhecido pelo Guiness Book, o Livro dos Recordes.
Uma veterana picape Ford 1989 com motor adaptado para funcionar com resíduos do grão alcançou a velocidade máxima de 110 km/h em um campo de aviação em Manchester, na Inglaterra. O projeto foi elaborado e desenvolvido por conta própria pelo engenheiro britânico Martin Bacon.
O veículo funciona com um sistema gaseificador, que queima os grãos de café e como resultado gera gases combustíveis, como hidrogênio, metano e monóxido de carbono, que em seguida servem para alimentar um motor a combustão especialmente adaptado.
Segundo o criador do projeto, qualquer carro devidamente adaptado pode funcionar com sistemas de gaseificação de materiais orgânicos. O café é apenas um dos tantos materiais que podem ser usados. “Durante a Segundo Guerra Mundial, mais de 100 mil veículos rodavam com gaseificador no Reino Unido, incluindo automóveis e ônibus”, contou Bacon ao website Mail Online.
IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário