Mais de 20 mil frangos morreram por conta do calor excessivo provocado por uma queda de energia em uma granja localizada em Cachoeira, no recôncavo da Bahia, na quarta-feira (1°). De acordo com Mariza Muniz, gerente administrativa da Granja Carolina, o problema fez com que o sistema de refrigeração não funcionasse. A empresa fica no distrito de Belém.
"Ontem [quarta-feira] de manhã houve um problema na granja e os empregados ligaram para a gente. Mandamos um funcionário e, quando ele chegou lá ele, constatou que uma fase não estava funcionado. A rede aqui tem três fases e os aparelhos [eletrônicos] só funcionam com as três redes. A gente ligou pra Coelba umas 10h, eles disseram para esperar mais três horas, mas só apareceram lá quando deu 20h. Eles resolveram o problema, mas, quando foi no outro dia, 22 mil frangos foram encontrados mortos", explicou a Mariza Muniz.
Por meio de nota, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que irá apurar o caso. O prejuízo estimado pela empresa é de cerca de R$ 200 mil.
Os frangos tinham 49 dias de vida e estavam em fase final para a comercialização. "O frango começa a ser retirado para venda com 45, 50 dias de vida. O frango é muito sensível. A gente precisa estar resfriando, ventilando para baixar temperatura da granja. Eles morreram por causa do calor. Dá pena de você ver. Os frangos grandes, bonitos...", lamenta.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário