Um trabalhador que fazia vigilância da planta de uma usina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caetité, a 750 km de Salvador, caiu em um reservatório que concentrava urânio. O incidente aconteceu no último dia 26 e o sindicato da categoria afirma que ele não recebeu atendimento médico desde então.
O vigilante Gilson Fraga caiu durante uma ronda e foi retirado logo em seguida sem ferimentos aparentes. Segundo a TV Bahia, a assessoria da INB informou que a descontaminação da pele foi feita com um banho prolongado de cerca de 25 minutos. Já o sindicato dos trabalhadores da empresa denunciam que o funcionário não recebeu atendimento.
O Movimento Paulo Jackson, que acompanha a situação ambiental na região, informou que no momento da queda do trabalhador, a bacia tinha 20 mil metros cúbicos de líquido radioativo contendo urânio, ácido sulfúrico e outros produtos químicos.
A bacia não teria um guarda-corpo no entorno, denuncia o movimento. "É importante registrar que há muito tempo a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) vem cobrando a colocação dos protetores em volta das bacias e, como tantas outras reivindicações de proteção do trabalhador, esta também nunca foi atendida", diz nota enviada à imprensa.
CORREIO DA BAHIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário