segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ÍNDIOS FECHAM A PONTE ILHÉUS-PONTAL E RECLAMAM DA “INOPERÂNCIA DA FUNAI”


Cerca de cem índios estão na ponte. Foto do Blog Agravo.
Cerca de cem índios estão na ponte. Foto do Blog Agravo.
Informa o Blog Agravo que índios Tupinambá interditam, neste momento, a ponte do Pontal, única saída para a zona sul da cidade.
Os índios pedem agilidade da justiça na demarcação de terras e a suspensão da ordem de reintegração de posse de uma área onde vivem dezenas de famílias indígenas.
Na última semana, o judiciário determinou a saída dos tupinambá de um sítio em Olivença para que uma empreiteira de fora do País ocupe a área. O horário do protesto é estratégico. Se aproxima do meio dia e o movimento na ponte cresce significativamente. 
Em nota, lideranças indígenas pedem audiência com o governador Jaques Wagner e afirmam que o protesto de hoje é para “contrapor as manifestações promovidas e patrocinadas pela Confederação Nacional de Agricultura, que representa o ruralismo anti-indígena, responsável pelo ataque à legislação ambiental, que resultou na aprovação do novo Código Florestal em 2012, e pelo atual ataque aos seus direitos no Congresso Nacional”.
A nota fala também da “inoperância da Funai” em relação às demarcações e “o envolvimento do Poder Público de Ilhéus nestas ações [de desapropriação].
ILHÉUS 24H

Um comentário:

  1. Sincero, e democrático seria essas pessoas fantazeadas de índios que agride a verdadeira raça, pessoas oportunistas, aproveitadoras, pois o que todos nós sabemos que históricamente e antropológicamente falando, todos nós brasileiros somos e temos sangue índigena, negro e branco, somos uma verdadeira missigenação, a mais de 100 anos foram institos todos e qualquer índio dessa região, isso não quer dizer que não tenha decendentes , como eu, e muitos outros. Esse comportamento fere a constituição brasileira, tirando o direito de quem planta, e coloca comida nos mercados, abastece as feiras livre, industrias, traz desenvolvimento para o país, dá emprego e é responsável por 42% do PIB nacional. Vamos ter conciências das coisas erradas, vamos abrir os olhos, que por tráz de tudo isso existe há muitos interesses, e como diz o ditado, aí tem muito angú com caroço.

    ResponderExcluir