segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A cada 12 segundos, em média, ocorre uma tentativa de fraude no Brasil

O número de tentativas de fraudes no Brasil continua crescendo, e outubro bateu o recorde histórico de 224.025 roubos de identidade — em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos —, de acordo com a Serasa.
Isso representa uma tentativa de fraude a cada 12 segundos no País. O setor de telefonia respondeu por quase metade (49,3%) do total das investidas contra o consumidor realizadas em outubro deste ano, alta em relação aos 40,2% registrados pelo setor no mesmo mês de 2012.
Entre janeiro e outubro deste ano, ocorreu 1,81 milhão de tentativas de fraude. Entre janeiro e outubro de 2012, houve 1,76 milhão de registros e, no mesmo período em 2011, 1,63 milhão.
O recorde registrado em outubro decorre de um efeito sazonal da fraude observado próximo ao Dia das Crianças. Neste período, o risco de fraude tende a ser maior.
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes — Consumidor mostra ainda que, em outubro de 2013, lideraram os registros o setor de telefonia, com 110.470, representando 49,3% do total.
Serviços
Já o setor de serviços — que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) — teve 59.743 registros, equivalente a 26,7% do total, o maior valor mensal do ano até agora. No mesmo período no ano passado, esse era o setor que mais sofria tentativas de fraudes, respondendo por 28,6% das ocorrências.
O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em outubro de 2013. Embora não tenham tido recorde histórico, bancos e financeiras atingiram 36.411 tentativas, 16,3% do total, o maior valor em 12 meses.
No mesmo período de 2012, o setor respondeu por 22,6% dos casos. O ranking de tentativas de fraude de outubro de 2013 é composto ainda por varejo (6,2%) e demais (1,6%).
IG

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