
A estrutura concebida é de um porto em mar aberto, que tem sua área de cais avançada e longe da praia, o que confere maior flexibilidade para aproximação das embarcações e para implantação de equipamentos de carga e descarga, ocupando o mínimo da faixa da orla.
Inicialmente projetado para funcionar com estrutura de um Porto Público, associado ao Terminal de Uso Privativo da Bahia Mineração, a partir da Lei Estadual Nº 12.623/2013, o Governo da Bahia foi autorizado a formar sociedade com empresa interessada em construir, operar e explorar o Porto Sul.
Com essa alteração, junto ao Terminal de Uso Privativo que será construído pela Bahia Mineração (Bamin), será erguido um Terminal de Uso Privado, onde o Estado será sócio minoritário de empresas selecionadas através de edital de chamamento público. O governo baiano não investirá dinheiro público na construção da estrutura logística que garantirá a competitividade nacional e colocará fim aos entraves do setor.
O projeto prevê também dentro de um perímetro planejado uma grande faixa de preservação ambiental, com aproximadamente 1.700 hectares, destinados à conservação ambiental.
TRIBUNA DA BAIHA
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