quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Prefeitura promove Dia D contra diabetes e câncer de próstata em Ilhéus

O mutirão de serviços em saúde acontece na próxima quinta-feira, dia 14, na Praça Dom Eduardo. Haverá consultas médicas, exames e outros serviços gratuitos para a comunidade.

FOTO; JORNAL ATUAL
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove um mutirão da Campanha Novembro Azul, no próximo dia 14, quinta-feira, data em que transcorre o Dia Mundial do Diabetes, com a oferta de vários serviços na Praça Dom Eduardo (em frente à Catedral de São Sebastião), no centro histórico da cidade, das 8 às 17 horas. Na oportunidade, também serão realizadas atividades de combate ao câncer de próstata para homens a partir dos 40 anos.

No próximo dia 14, na praça pública, a comunidade contará com os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, consulta com médico clínico, consulta com especialista em urologista, consultas e exames oftalmológicos, vacinas, programa de saúde bucal, avaliação do pé diabético, entre outros.

A Sesau já disponibiliza um médico proctologista que começou a realizar consultas neste dia 11, e atenderá à comunidade todas as segundas-feiras, pela manhã, na Policlínica Municipal da Conquista. Proctologia é a especialidade médica que cuida dos problemas de saúde relacionados ao intestino grosso (cólons), reto e ânus. As doenças mais comuns desta área são hemorroidas, fissuras e fístulas anais, cisto pilonidal, distúrbios da defecação, doença de Crohn e retocolite, pólipos e câncer do intestino.

Segundo a superintendente técnica da Secretaria, Cristiane Bittencourt, no mês passado, a campanha do Outubro Rosa concentrou uma série de ações voltadas para o público feminino no combate ao câncer de mama. “Agora, em novembro, as atividades são intensificadas visando o controle do diabetes aliadas a ações diretamente vinculadas ao público masculino para a prevenção do câncer de próstata”, disse ela.

Diabetes – Essa doença é caracterizada por uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. Os sintomas mais freqüentes são o cansaço extremo, náusea, aumento da quantidade de urina, sede além do normal, perda de peso, visão embaçada e infecções freqüentes. Há outros sintomas menos freqüentes e mais graves, como a dificuldade de curar cortes e machucados, coceira na pele (geralmente na área vaginal ou da virilha), perda da visão e impotência.

Câncer de próstata – Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário