sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Curso é suspenso após morte de policiais na Bahia; PM divulga fotos

Policiais realizam prova de corrida de 10 km (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)A Polícia Militar divulgou nesta sexta-feira (20), as fotos do Teste de Habilidade Específica (THE) para participação do Curso de Operações Policiais Especais (Copes), realizado na segunda-feira (16). Na ocasião, quatro policiais militares passaram malDois deles morreram, um está internado em estado grave e outro teve alta médica na quinta-feira (19). Ao todo, 67 PMs participaram da prova.
A avaliação física foi realizada no quartel do Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. As imagens mostram algumas etapas do teste: alongamento, prova e atendimento a um dos PMs que morreu após sentir mal-estar durante a prova. Em entrevista ao G1, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, informou que o curso foi suspenso por tempo indeterminado.
Policial recebe atendimento em ambulância (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)Polícia Militar da Bahia/Divulgação)
"A previsão era de que a segunda fase tivesse início no de 3 [de janeiro de 2014]. Por questão de precaução, nós suspendemos o curso. Desses 67 que fizeram a prova, somente quatro perderam. Infelizmente, foram aqueles que passaram mal. Então, nós temos 63 aptos pra iniciar o curso e dar continuidade, mas isso já está comprometido", afirmou.
O comandante voltou a afirmar que todos os policiais que participaram da prova passaram por uma bateria de exames e estavam aptos a realizar o teste. Segundo ele, nas seis edições do teste que já foram realizadas, nenhum policial havia passado mal.
"Não esperávamos que isso acontecesse. O homem que foi pra lá já foi preparado. Teve um teste que antecedeu esse, em que eles tiveram que fazer 4 km em uma média de 17 minutos. Dessa vez, ele ia percorrer 10 km em 60 minutos. Não é um teste de quem chegar primeiro, é um teste de condicionamento físico. Não é aquela disputa. É uma tropa, onde todos correm juntos", garante o comandante.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário