quinta-feira, 26 de junho de 2014

Nasa detecta um sinal misterioso a 240 milhões de anos-luz da Terra

ejl8vtygm9ru7laesqzo
Astrônomos detectaram um sinal misterioso vindo do Aglomerado de Perseu, a 240 milhões de anos-luz da Terra, um dos objetos de maior massa no Universo. O sinal não identificado é um “pico de intensidade num comprimento de onda muito específico de luz de raio-X”. Os cientistas ainda não sabem qual é a origem dele.
Mas uma das teorias dos pesquisadores é muito interessante: o sinal pode ter sido “produzido pelo decaimento de neutrinos estéreis, um tipo de partícula que tem sido proposta como uma candidata a ser matéria escura”. De acordo com Esra Bulbul, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge:
Nós sabemos que a explicação para a matéria escura é apenas conjectura, mas a recompensa será enorme se estivermos certos. Então nós vamos continuar testando essa interpretação e ver onde isso nos levará.
Agora eles estão trabalhando em encontrar confirmações dessa interpretação, o que pode ser um avanço imenso, já que ninguém foi capaz de detectar a matéria escura até agora, mesmo que os astrônomos estimem que ela constitui 85% de toda a matéria no Universo. Alguns cientistas chegaram a sugerir que a origem da matéria escura pode não ser neutrinos estéreis. Em vez disso, eles dizem, “diferentes tipos de partículas candidatas a serem matéria escura, como o axion, podem ter sido detectados”.
UOL
:
Este vídeo mostra a localização do Aglomerado de Perseu no céu visto da Terra:
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário