quarta-feira, 11 de junho de 2014

Paraplégico dará o pontapé inicial da Copa

Pontapé inicial da Copa será dado no próximo dia 12, na partida entre Brasil e Croácia / Ho/Big Bonsai-Lente Viva Filmes/AFPA honra de dar o pontapé inicial na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na próxima quinta-feira, em São Paulo, caberá a um paraplégico que usará um traje robótico similar ao do personagem dos quadrinhos Homem de Ferro, e criado por um cientista brasileiro. Miguel Nicolelis foi quem chefiou uma equipe internacional de 156 pesquisadores para criar um exoesqueleto futurista, desenvolvido para permitir que vítimas de paralisia possam andar.

Na próxima quinta-feira, na cerimônia de abertura da Copa do Mundo em São Paulo, um paraplégico – cuja identidade tem sido mantida em sigilo – deixará para trás a cadeira de rodas para entrar no gramado usando o traje e dar o pontapé inicial do torneio.

Circuitos elétricos instalados nos "pés" do traje enviarão um sinal de retorno ao usuário através da pele artificial que cobrirá seu braço, transmitindo a sensação de movimento e contato.

"É a primeira vez que um exoesqueleto é controlado por atividade cerebral e oferece 'feedback' aos pacientes", declarou Nicolelis, neurocientista da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA).

"Fazer uma demonstração em um estádio é algo muito fora da nossa rotina na robótica. Nunca foi feito antes", prosseguiu o cientista.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário