Foto: Manu Dias/GOVBA |
A fábrica na Bahia, um investimento de R$ 1 bilhão, foi anunciada em novembro de 2011 e teve o lançamento da pedra fundamental um ano depois. Desde então, a área passou apenas por terraplenagem. A Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia diz que a empresa aguarda a liberação de um financiamento da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) para iniciar a obra civil. Da parte do grupo SHC, a informação é de que espera aporte da matriz chinesa para escolher a construtora e iniciar a obra - e este seria o motivo da ida de Habib à China. Se confirmar a transferência da fábrica para o Rio, a JAC provavelmente terá de reembolsar o governo da Bahia por incentivos fiscais já concedidos e arcar com o prejuízo dos serviços feitos até agora, avaliados em quase R$ 15 milhões. Não será a primeira vez que uma montadora muda de planos após anunciar o local de futuras fábricas.
No ano passado, pouco mais de um mês após anunciar a construção de uma fábrica de caminhões no Rio, a Foton Aumark, empresa chinesa representada pelo ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, comunicou a transferência do projeto, orçado em R$ 250 milhões, para Guaíba (RS). No fim dos anos 90, foi a própria Bahia que atraiu a fábrica da Ford para Camaçari, projeto inicialmente previsto para Guaíba (RS).
BAHIA NOTICIAS - por Cleide Silva e Tiago Décimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário