segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Preço de jingles políticos pode variar de R$ 500 a R$ 12 mil

A cada dois anos, as ruas do Brasil são invadidas por carros de som que circulam tocando as mais diversas combinações musicais. São os jingles políticos, uma das ferramentas mais usadas nas campanhas eleitorais brasileiras.
Aproveitando-se de ritmos do momento e parodiando hits musicais, produtores musicais e compositores aproveitam esta época para fazer dinheiro extra. O R7 conversou com três locutores que trabalham com produção de jingles e mostra como funciona o processo de criação e os valores das peças publicitárias, que variam de acordo com os Estados brasileiros.
Na Bahia, por exemplo, o custo inicial de um jingle está em torno de R$ 1.200, enquanto no Ceará os valores são mais baixos — variam normalmente entre R$ 500 e R$ 800, mas podem chegar a R$ 1.500.
Em São Paulo, o preço pago pelos jingles é mais alto. Com valor inicial de R$ 1.500, os estúdio paulistas podem cobrar até R$ 12 mil, dependendo do processo de criação e dos pedidos dos candidatos.
R7

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