A Superintendência de Transporte e Trânsito através da sua Coordenação de Educação para o Trânsito (contando com o apoio da Policia Militar), promoveram mais uma ação educativa na Zona Sul da cidade. As atividades tiveram inicio às 9 horas e fazem parte do cronograma de atividades referente ao Maio Amarelo (movimento internacional que objetiva reduzir o número de acidentes) e do ProgramaPermanente de Educação para o Trânsito da Sutran.
As atividades conjuntas visam chamar a atenção do público para atitudes como atravessar na faixa de pedestres, obedecer ao limite de velocidade, utilizar equipamentos de proteção, não falar ao celular ao dirigir, utilizar o cinto de segurança, respeitar o sinal, o pedestre e o ciclista.
Com entrega de panfletos educativos, Código Emocional de Trânsito e Multa Moral, os agentes chamaram a atenção dos condutores e caronas sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes do trânsito em nossa cidade e no País.
Durante todo o mês de maio serão realizadas palestras com o mesmo tema em várias escolas do município.
O Movimento MAIO AMARELO foi criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.
A escolha da data foi motivada pela Década de Ação para Segurança no Trânsito, lançada pela ONU em 11 de maio de 2011. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre.
A exemplo do "Outubro Rosa" e o "Novembro Azul", que tratam respectivamente sobre os temas de câncer de mama e de próstata, o MAIO AMARELO quer envolver todos, poder público ou sociedade civil, empresas ou entidades de classes e associações na discussão sobre este que já é hoje também uma questão de saúde pública.
O MAIO AMARELO é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o símbolo do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.
Cada um é convidado a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. ASCOM SUTRAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário