terça-feira, 30 de junho de 2015

FAB afasta controlador para apurar incidente com distância entre aviões

Do G1 BA
Resultado de imagem para controlador  de voo
IMAGEM  ILUSTRATIVA
Um controlador de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) foi afastado preventivamente das funções operacionais em Salvador para investigação de um incidente de tráfego aéreo. A ocorrência registrada foi a proximidade de 4km, lateralmente, entre duas aeronaves, durante voo na Bahia. A FAB ressaltou que a distância, apontada pela análise das imagens do radar de controle do tráfego aéreo, não representou risco para as aeronaves. O incidente foi registrado no domingo (28).
De acordo com a Força Aérea, está previsto em normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo que, em situações como esta, o controlador envolvido seja afastado preventivamente até a conclusão da investigação. Ainda de acordo com comunicado emitido nesta terça-feira (30), o militar passará por avaliações médicas e psicológicas, além de uma reciclagem operacional. O objetivo, segundo a FAB, é garantir a segurança do controle do tráfego aéreo.
A Força Aérea Brasileira não divulgou informações sobre a rota das aeronaves e nem especificou qual distância seria considerada adequada para evitar a ocorrência do incidente aéreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário