terça-feira, 18 de agosto de 2015

Remoção de bancos de areia na praia da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, resgata vista do mar

 Uma das reclamações mais frequentes de quem passeava na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais da cidade, era a presença de mato alto ao lado do calçadão e de vários bancos de areia na praia. Segundo ilheenses e visitantes, essa realidade impedia que as pessoas tivessem uma visão melhor e mais privilegiada do mar. Para solucionar esse problema, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), promove no local limpeza e a remoção de bancos de areia.
O trabalho, que já atinge uma área aproximada de 50 mil metros quadrados, faz parte da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, que está sendo realizada nas zonas sul e central de Ilhéus. Além do uso de máquinas pesadas para espalhar a areia, são recolhidos, manualmente, materiais pequenos, como tampas de garrafas e latinhas de cerveja.
“Esse era um desejo antigo do prefeito Jabes Ribeiro: devolver às pessoas que transitam na Avenida o privilégio de contemplar o mar”, comenta o secretário municipal de Serviços Urbanos, César Benevides, acrescentando que, além dos serviços de manutenção, a proposta é adquirir equipamentos voltados para combater o crescimento da vegetação que existe no local.
De acordo com Benevides, a intervenção conta com o apoio de uma patrol e uma retroescavadeira. Segundo ele, o trabalho não visa apenas espalhar a areia que atrapalha a visão do mar, mas também retirar o   lixo e os detritos jogados irresponsavelmente por alguns banhistas. No local, serão construídas quadras de esportes e colocados equipamentos para exercícios físicos.
Porto – César Benevides explica que, com a construção do Porto do Malhado, o mar recuou e ampliou bastante a faixa de areia na área, formando bancos de areia que impediam uma visão panorâmica do mar a partir da Avenida. “Esse trabalho realizado aqui na altura da Catedral de São Sebastião será estendido para outros pontos, para termos de volta essa visão absolutamente privilegiada”, enfatiza o secretário.
Benevides acrescenta, ainda, que o serviço é realizado com a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) e não consiste na retirada de areia da praia, mas, sim, em espalhá-la melhor pela área. 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário