quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CPI DA PETROBRAS CONVOCA RICARDO PESSOA NESTA QUARTA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras marcou para esta quarta-feira (9) o depoimento do empresário Ricardo Pessoa, apontado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal como o coordenador do cartel de empreiteiras que atuava na Petrobras.
Pessoa é um dos delatores da Operação Lava Jato, e os depoimentos que prestou à Justiça Federal são sigilosos. Ele está em prisão domiciliar, monitorado com tornozeleira eletrônica.
Nas últimas semanas, o jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja divulgaram informações, atribuídas ao empresário, em que este menciona pagamento de propina por meio de doações oficiais ao PT e a políticos de vários partidos. As informações não foram desmentidas pelo Ministério Público nem pela Justiça Federal.
O depoimento não está confirmado porque a CPI ainda não obteve autorização do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), para que o empresário responda as perguntas dos deputados.
A convocação foi decidida na sexta-feira (4), e o pedido de autorização foi formalizado no mesmo dia. A resposta do juiz que preside os inquéritos da Operação Lava Jato na primeira instância ainda não chegou à CPI em razão dos feriados de segunda (7), dia da Independência, e terça (8) em Curitiba – feriado municipal em que se comemora a padroeira da cidade.
A presença de Pessoa na CPI foi pedida pelos deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Delegado Waldir (PSDB/GO), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Efraim Filho (DEM-PB), Ivan Valente (Psol-SP), Edmilson Rodrigues (Psol-PA), Júlio Delgado (PSB-MG), Celso Pansera (PMDB-RJ) e Aluisio Mendes (PSDC-MA).
DIÁRIO DO PODER

Nenhum comentário:

Postar um comentário