quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Redução da vazão do rio Pardo causa falta de água no sudoeste da Bahia

Resultado de imagem para Redução da vazão do rio Pardo causa falta de água no sudoeste da BahiaOs sistemas de abastecimento dos municípios de Itambé e Encruzilhada, no sudoeste da Bahia, estão prejudicados por conta da redução da vazão do rio Pardo, causada pela estiagem na região. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) justifica o prejuízo no abastecimento à atuação ilegal de irrigantes de propriedades rurais no trecho entre Cândido Sales e Encruzilhada.
O rio Pardo nasce em Minas Gerais e percorre cerca de 345 km na Bahia, passando por oito municípios da região sudoeste. A água que está escassa no rio também falta na torneira da população. Moradores chegam a buscar água suja, no ribeirão, para usar nas atividades diárias.

A Embasa critica o uso irregular da água por propriedades rurais privadas. "Nós já comunicamos ao órgão ambiental do estado para que faça as fiscalizações devidas, mas até o momento não tivemos um retorno esperado das fiscalizações que foram feitas", diz André Ribeiro, representante regional da empresa.

A empresa disse, em nota, que solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA) a abertura das comportas da barragem Machado Mineiro, em Minas Gerais, a fim de possibilitar a captação do volume de água necessário para normalizar o abastecimento nestas cidades. Ainda segundo a Embasa, o abastecimento é complementado por meio de carros-pipa. G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário