sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Especialista ministra 1° Curso de Manutenção de Gramado Esportivo realizado em Ilhéus


O engenheiro agrônomo Daniel Tapia ministrou o 1° Curso de Manutenção de Gramado Esportivo realizado pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) - autarquia vinculada à Prefeitura de Ilhéus, que aconteceu nesta quarta-feira, 4, no auditório da Biblioteca Municipal Adonias Filho. Participaram da abertura do evento, o presidente da Maramata, Frederico Andrade, o secretário de Turismo, Josenaldo Cerqueira, o Major Câmara, da PM, e o servidor público Alex Coutinho, representando a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).
Os principais assuntos abordados no curso foram a implantação dos gramados, que abordou aspectos como drenagem, colchão drenante, irrigação, solo – sistemas híbridos, tipos de gramas, plantio, sombreamento e luzes artificiais. Na área de manutenção, foram tratados temas como o corte, adubação, irrigação, folhação, cobertura e maquinário.
Segundo o engenheiro, a recepção dos profissionais locais que participaram foi de um público com vontade de receber novas informações e realmente aprender sobre construção e manutenção de campo de futebol.  “Acredito ter contribuído para aumentar o conhecimento dos participantes ao compartilhar novas técnicas de construção e mostrando algumas práticas de manutenção”, conta.
Nesta quinta-feira, 5, durante a manhã, houve a segunda etapa, que consistiu em uma visita ao Estádio Mário Pessoa, na qual os alunos revisaram os conceitos dados na palestra do dia anterior, com o adicional de estarem próximas da prática vivenciada no manejo desse tipo de solo.
O presidente da Maramata, Frederico Andrade, avaliou como satisfatório o curso, pois, acredita ele, “agora temos um grupo mais bem preparado para desenvolver atividades na área de gramado esportivo aqui na região, sempre cumprindo o papel da universidade, que é compartilhar conhecimento com a comunidade”.
Tapia - Daniel Tapia possui 35 anos de carreira e traz no seu currículo o diploma de Engenharia Agrônoma pela Universidad Nacional de La Plata, de Buenos Aires, Argentina. Ele possui experiência no tratamento em campos de golf, pólo e futebol em países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário