Os focos de incêndio que alcançam pelo menos três localidades na região norte da cidade de Ilhéus, e que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada, sul da Bahia, são preocupantes, de acordo com o relato do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros da região, Joelson Rezende Gondim, neste sábado (5). A área fica numa distância de cerca de 14 km de Ilhéus e a cerca de 5 km uma das outras.
"Os focos são preocupantes porque têm o prejuízo ambiental. Eles [focos] estão sendo monitorados e combatidos. A situação não está tão complicada porque a característica da região é de área plana, então não fica tão complicado chegar aos locais. Cerca de 30 bombeiros estão trabalhando até que haja extinção de todos os focos", relatou.
Rezente, que também é coordenador da operação de combate ao fogo, conta que a suspeita do Corpo de Bombeiros é de que as chamas tenham sido provocadas por uma queimada na região. "Em algumas terras, as pessoas ocupam o local e queimam a vegetação para passar a ocupar aquele lugar. Acreditamos que o fogo invadiu a floresta", disse.
De acordo com o Eugênio Spengler, Secretário do Meio Ambiente da Bahia, ainda não há dados de quantos hectares o fogo já atingiu. O secretário também citou a suspeita de que o fogo tenha sido "provocado", mas destaca que ainda não tem confirmação do caso.
Na sexta-feira (4), os bombeiros começaram a fazer um monitoramento da área com um drone. Spengler disse que a região está muito seca, mas que os bombeiros e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) acompanham a situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário