A população da cidade de Ibicaraí, na região sul da Bahia, está sofrendo com a falta de água. Não chove com intensidade na região há mais de dois meses e o principal manancial só está com 6% da capacidade. Carros-pipa estão ajudando no abastecimento, mas os moradores precisam comprar água para consumo.
A população chega a pagar R$ 50 reais por 750 litros de água trazidos de um ribeirão proximo de Ibicaraí. O ajudante de pedreiro Reinaldo Rosa deixou a atividade para atuar vendendo água para os moradores. "Não consegue não [atender todos os pedidos]. Se passar 24 horas sem dormir, não consegue", disse.
A água que os moradores compram não tem garantia de ser adequada para consumo. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município pede para quem comprar que faça um tratamento básico, com duas colheres de água sanitária a cada mil litros de água, mas que não use a água para beber.
A barragem do Luxo, em Ibicaraí, pode armazenar 80 milhões de litros e atualmente tem apenas 6% do total. José Raimundo dias, diretor do Saae, diz que a empresa precisa adquirir água na cidade de Floresta Azul, a 9 km de Ibicaraí. "Estamos comprando água na barragem de Floresta Azul e transportando em carros-pipa, porque não temos adutora de lá para cá", reclama. Estão disponíveis tanques de cinco mil litros em oito bairros de Ibicaraí. Além disso, carros-pipa são distribuídos em bairros carentes. G1 BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário