segunda-feira, 11 de abril de 2016

Líder indígena 'Babau' e irmão são soltos após audiência no sul da BA

Índio foi à Câmara dos Deputados antes de se entregar à PF, em Brasília (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
O Cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Babau, e o irmão dele, José Aelson Jesus da Silva, o Teity Tupinambá, foram soltos da prisão após audiência de custódia realizada, na tarde desta segunda-feira (11), na Vara Federal de Ilhéus, no sul da Bahia. Ambos haviam sido presos no dia 7 de abril após reagirem a uma ação de reintegração de posse em Olivença, segundo informações da Polícia Federal.
Cacique Babau Tupinambá e seu irmão Teity Tupinambá foram soltos após audiência (Foto: Divulgação/SJDHDS)Cacique Babau Tupinambá e seu irmão Teity
Tupinambá foram soltos após audiência
(Foto: Divulgação/SJDHDS)
A soltura dos índios foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que acompanha o caso dos irmãos. Conforme o órgão, o juiz Lincoln Pinheiro Costa decidiu pela suspensão da prisão preventiva dos indígenas, que deixaram o o Presídio Advogado Ariston Cardoso e vão cumprir prisão domiciliar. Ambos devem permanecer na residência informada, na aldeia de Serra do Padeiro, município de Buerarema.
Segundo a medida cautelar, o cacique Babau deverá informar à Justiça Federal, com antecedência e por intermédio do advogado que o representa, sobre as viagens à Salvador ou Brasília, ou agendas locais fora da Serra do Padeiro. A medida visa a garantir que Babau não tenha as atividades de defesa aos Direitos Humanos restringidas.
Durante a audiência, que teve início ás 14h e foi encerrada por volta das 17h30, foi grande a movimentação de policiais e índios da triboTupinambá na sede da Justiça Federal de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário