sábado, 12 de novembro de 2016

Primeira superlua cheia do século será vista no dia 14

Fenômeno será especial, pois só voltará a se repetir em 2034
Pouco antes do fenômeno, a lua já começa a se mostrar maior, como nesta imagem desta sexta / Aly Song/Reuters Pouco antes do fenômeno, a lua já começa a se mostrar maior, como nesta imagem desta sextaAly Song/Reuters
A presença da Lua nas noites afora, apesar de comum, sempre destaca a beleza da natureza e os mistérios do espaço.
Um fenômeno poderá ser visto no céu na próxima segunda-feira (14). Conhecido como superlua, acontece quando a lua se posiciona em determinado ponto da órbita e, com isso, fica realmente mais próxima do planeta.

O resultado é uma lua gigante, que, dessa vez, terá mais um ponto positivo. Será a primeira superlua do século 21 completamente cheia.

Entretanto, se estiver voltando de viagem e não conseguir chegar à tempo para apreciar a vista, não se preocupe. Segundo Noah Petro, cientista da Nasa, é possível que a superlua esteja visível a partir de domingo.

“A diferença de uma noite para a outra vai ser muito sutil, por isso, se o céu estiver nublado no domingo, saia (para ver a lua) na segunda-feira. Qualquer horário depois do Sol se pôr será uma oportunidade para vê-la”, diz Petro. Ele explicou que isso se dá ao fato de que como a lua estará cheia, deve subir ao céu ao mesmo tempo em que o Sol se põe.
Superlua
Imagem de Gibraltar no registro do fotógrafo Jon Nazca, da Reuters
O cientista reforçou que não é preciso “ficar acordado a noite toda para vê-la (a superlua), a menos que você realmente queira!”.

Se prepare porque, quem ainda assim não conseguir vislumbrar a superlua, só terá essa oportunidade novamente em 2034.

Nenhum comentário:

Postar um comentário