segunda-feira, 8 de julho de 2019

Ilhéus é a quarta cidade mais violenta do interior baiano, Itabuna é a segunda.

 
O município de Itabuna, no sul do estado, com mais de 212 mil habitantes, sempre figura no topo do ranking quando o assunto é violência. Já é a segunda colocada nesses primeiros sete meses do ano. 
Vamos a lista: 1° lugar Feira de Santana 158 assassinatos; 2° Itabuna 67; 3° Vitória da Conquista e Juazeiro 63; 4° Ilhéus e Teixeira de Freitas 38; 5° Itamaraju 33; 6° Porto Seguro 24; 7° Valença 22; 8° Eunápolis 18 e 9° Itajuípe 13. Esses dados levam em conta os casos de homicídios, latrocínios e lesões corporais. 
O que faz Itabuna ocupar mais essa triste marca é a incansável guerra das facções criminosas, denominadas Raio A e DMP, responsáveis por mais de 90% dos casos de assassinatos. Uma guerra travada desde 2014 quando surgiu na Zona sul da cidade à facção DMP, que entrou em cena após o enfraquecimento da facção Raio B que foi criada na Zona Leste e travou por cinco anos uma guerra com a facção Raio A que domina grande parte da cidade. Mesmo com líderes presos em presídios federais e outros foragidos para outros estados, os casos de assassinatos não param de crescer pelo fato de que os que assumem a liderança querem mostrar respeito e presença contra os rivais, assim ordenando ataques em diversos bairros, causando a morte de muitos inocentes.
RBN

Um comentário: