Na tarde da última quarta-feira (03), policiais da Delegacia de Gandu/BA, prendeu uma mulher de 30 anos de idade no município de Piraí do Norte/BA, localizada a 21km de Gandu por descumprir determinação de isolamento e praticar atos de contágio contra terceiros.
A paciente que deveria estar em isolamento domiciliar desde o dia 28/05/2020, quando foi realizada coleta para pesquisa de COVID-19 por ter manifestado sintomas típicos da doença, se recusou em cumprir a determinação de isolamento, frequentando locais públicos e mantendo contato com terceiros. Mesmo após o resultado positivo para COVID-19 realizado pelo LACEN/BA em exame de RT-PCR, a paciente destratou a equipe de saúde que lhe acompanha, nega que está acometida com o vírus, não permaneceu na residência, manteve contato com vizinhos, inclusive abraçou três crianças, buscou a filha menor de idade que estava na casa da avó para ficar na sua companhia e, segundo testemunhas, teria verbalizado que iria contaminar outras pessoas porque não iria cumprir o isolamento.
Por essas razões, a paciente foi presa em flagrante delito pelos crimes do Art. 131 e 268 do Código Penal, sendo conduzida à Delegacia de Polícia pelo Delegado Thiago Campos que informou que a medida extrema teve que ser adotada em razão do risco que a paciente estava causando a terceiros e à comunidade local.
O delegado informou que em um momento em que a sociedade busca soluções para reduzir os riscos à saúde coletiva e os impactos na economia, a paciente/autora promove atitudes com o fim de propagar a doença e não obedecer às determinações legais sem qualquer justificativa. Informou ainda que encaminhou ao Poder Judiciário representação pela manutenção da prisão da paciente até que seja declarada sua alta médica.
A presa encontra-se isolada e está recebendo acompanhamento da Secretaria de Saúde Municipal, aguardando decisão judicial a respeito da sua prisão.
Fonte: Delegacia Territorial de Piraí do Norte/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário