quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Estudo da Fiocruz aponta que mais de 900 pessoas morreram de Covid-19 sem direito à UTI no interior da BA


Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 27% dos pacientes - o que representa 936 pessoas- infectados pelo novo coronavírus morreram fora de leitos de UTI nas cidades do interior da Bahia. Já na região metropolitana, segundo a pesquisa, o número de óbitos em razão da Covid-19 que ocorreram fora das unidades de UTI é menor: 19%, o que representa 604 pacientes. Até esta quarta-feira (9), o estado registrou 8.517 mortes ocasionadas pela doença.

Segundo a nota técnica, a “falta de UTI é mais expressiva nos municípios do interior, sobretudo pela dificuldade de acesso e as longas distâncias que devem ser percorridas em busca de atendimento”.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SivepGripe), no interior, o total de mortos fora das UTIs é proporcionalmente maior do que nas regiões metropolitanas em quase todo o país, sendo a única exceção a Região Sul, o que indica que a desassistência aos doentes por covid-19 é mais significativa nas cidades menores.

Procurada pela reportagem para comentar o estudo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) disse que até o momento desconhece a pesquisa da Fiocruz. A pasta não respondeu sobre a situação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid nos municípios do interior. 

Até a publicação desta matéria, a taxa ocupação de leitos de UTI adulto em todo o estado era de 80% - dos 752 disponíveis, 602 estavam ocupados - já as pediátricas o índice de ocupação era de 35% - dos 20 disponíveis, sete estavam ocupados.

BNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário