domingo, 3 de janeiro de 2021

Domingo de alerta para temporais no Brasil

Uma massa de ar seco atua neste domingo (3) sobre os estados do Sul, SP, MS e Nordeste vão ganhando força. Por outro lado, a concentração de umidade aumenta sobre estados do Rio De Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e estados da Região Norte. Com isso, áreas de instabilidade persistem com muita chuva, principalmente sobre Zona da Mata mineira, leste de Minas Gerais, norte fluminense e sul capixaba. 

 

mapa-previsao-0301


Condições do tempo para o dia

Domingo com previsão de muitas nuvens e muita chuva sobre o norte do Rio de Janeiro, extremo sul do Espírito Santo e sudeste de Minas Gerais. Nebulosidade e chuva persistem no litoral paulista.

 

Por outro lado, todo o Rio Grande do Norte e centro-oeste de Santa Catarina, assim como o norte do Paraná, oeste de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul ficam com tempo firme, sem previsão de chuva. Tempo firme com sol e calor também no nordeste da Bahia, incluindo Salvador, Sergipe, Alagoas, sul do Ceará, interior da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas do leste do Nordeste a chuva será rápida, enquanto o predomínio permanece de nuvens e chuva a qualquer hora no Maranhão e sul do Piauí. No interior da Bahia, ocorrem pancadas isoladas.

 

O dia começa com nebulosidade variável e ocorrem pancadas de chuva principalmente a tarde em Goiás, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. No norte mato-grossense e maior parte da Região Norte, o tempo fica muito instável, com chuva que ocorre a qualquer hora do dia. 

  

Riscos previstos para o dia

Toda a faixa que se estende desde o centro-norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, no centro-norte de Minas Gerais, Goiás, oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, norte de Mato Grosso e praticamente todo a Região Norte, tem risco de temporais neste domingo, acompanhados de raios e rajadas de vento.

 

A umidade relativa do ar diminui bastante no oeste do Rio Grande do Sul, que fica em atenção para índices inferiores a 30% durante o período da tarde. 

CLIMATEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário