sexta-feira, 26 de março de 2021

26 de março: Dia do Cacau


Hoje, dia 26 de março é o Dia do Cacau e claro, também é o Dia do Chocolate.

Para comemorar este dia, trouxemos algumas curiosidades sobre o tema:

Segundo os botânicos o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, é um fruto típico da América Tropical, onde até hoje, é encontrado em estado silvestre, desde o Peru até o México. A época do descobrimento, era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, e os Maias.

Os Astecas acreditavam que era um fruto divino. Segundo a lenda, o deus Quetzalcóatl presenteou os homens com a semente do cacau para lhes fornecer energia. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.

Referido costume deve ter influenciado o botânico sueco Carolus Linneu, que denominou a planta de Theobroma cacao, que quer dizer: “manjar dos deuses”.

Os índios consideravam os grãos do cacau tão valiosos que os usavam como moeda, mas sua importância superou o escambo. Há quem alegue que o cacau pode ter dado origem a um sistema monetário mais complexo, visto existir registros de que seus grãos eram aceitos como pagamento de taxas e impostos pelos reis da época. O “cacau-moeda” servia, provavelmente, para pagamentos de serviços e comércio entre povos vizinhos.

E não era só seu grão que era usado como moeda, há registros de historiadores que relatam a bebida feita do cacau, como o chocolate quente, também como forma de “dinheiro”, já que em alguns dos murais estudados, uma mulher oferece uma tigela de chocolate quente a um homem em troca de um tipo de massa de comida.

Oficialmente, o cultivo do cacau começou no Brasil em 1679, quando foi autorizado aos colonizadores cultivá-los em suas terras. Do Amazonas, ele foi para o Pará e de lá seguiu para Bahia e Espírito Santo. Mas foi na Bahia, em razão do tipo de solo e clima, que ele se deu melhor.

A partir da década de 1770 a coroa portuguesa passou a incentivar o plantio de novas lavouras de exportação para diminuir a dependência do comércio do açúcar, o que impulsionou o cultivo.

Nas primeiras décadas do século XX, o cacau era o mais importante produto de exportação da Bahia e vários fazendeiros de origem humilde, proprietários de vastas plantações de cacau e de importantes casas comerciais, tornaram-se os novos ricos da sociedade baiana.

Nos anos 1930, os fazendeiros de cacau são apresentados como um grupo de homens que haviam trabalhado para a construção da riqueza regional, apesar das enormes dificuldades econômicas e sociais.

Hoje a Bahia produz 95% do cacau Brasileiro, o Espírito Santo 3,5% e a Amazônia 1,5%.

O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

O cacau, originalmente amargo e levemente picante, ao ser levado para a Europa pelos espanhóis, transformou-se em chocolate com a adição, em especial, de leite e açúcar, que o tornam irresistível, além de trazer benefícios à saúde como: melhora do humor, redução do nível de estresse, melhora na sensação de bem estar e relaxamento.

Assim, a Cacau Crédito comemora seu dia com um enorme obrigado a quem descobriu este fruto tão rico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário