domingo, 20 de março de 2022

China registra suas primeiras duas mortes por covid em mais de um ano

 

 (crédito: AFP )
(crédito: AFP ) - Xangai, China - A China registou, neste sábado (19), as duas primeiras mortes por covid-19 em mais de um ano, em meio a uma recuperação da pandemia ligada à variante ômicron que desafia a estratégia de "covid zero" do país.

A Comissão Nacional de Saúde notificou hoje as duas primeiras mortes desde 26 de janeiro de 2021, ambas registradas na província de Jilin, a mais afetada por essa onda que provocou o confinamento de milhões de pessoas em várias cidades.

Com essas duas mortes, o balanço oficial sobe para 4.638 mortes desde que a China detectou o coronavírus pela primeira vez na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019.

As autoridades de Jilin informaram que ambas as vítimas eram homens, com 65 e 87 anos, e que tinham problemas de saúde subjacentes associados à idade avançada.

Além disso, a autoridade sanitária informou 4.051 novos casos neste sábado, abaixo dos 4.365 relatados no dia anterior.

Graças a sua estratégia de "covid zero", que consiste em controles rígidos das fronteiras, longas quarentenas para chegadas internacionais e confinamentos, a China conseguiu manter o vírus sob controle desde o final da primeira onda.

Mas a variante ômicron está colocando essa estratégia em apuros. O país mais populoso do mundo passou de menos de cem casos por dia há três semanas para um mínimo de mais de 1.000 casos diários urante a última semana.

São números muito baixos em comparação com outros países, mas não negligenciáveis na China, cuja liderança comunista fez da gestão da pandemia uma questão de importância capital.

Para Pequim, a baixa taxa de infecções e mortalidade em comparação com a maioria dos países do mundo comprova a força de seu modelo de governança.

Nas últimas semanas, algumas fontes oficiais sugeriram que a China terá que começar a conviver com a covid-19 em algum momento, como fez a maioria dos países do mundo.

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/03/4994368-china-registra-suas-primeiras-duas-mortes-por-covid-em-mais-de-um-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário