sexta-feira, 15 de julho de 2022

Itapetinga: Prefeito ordena afastamento do GCM filmado agredindo garoto e exonera comandante

Rodrigo Hagge respondeu ao apelo da população, revoltada com as imagens de truculência registradas na noite desta quinta-feira (14).

Diante das denúncias de violência recaídas sobre um Guarda Civil Municipal (GCM), na noite da última quinta-feira, a prefeitura de Itapetinga, buscando garantir a boa conduta em todos os setores da administração pública, afastou preventivamente o acusado de suas funções e já encaminhou processo para abertura de sindicância à corregedoria da corporação.



Após apurados os fatos, entre outras providências, o guarda poderá ser excluído do serviço público. Os demais envolvidos no caso também serão investigados administrativamente e as punições cabíveis serão aplicadas. As consequências criminais do ato já estão sendo analisadas pela Polícia Civil e o responsável também responderá na esfera jurídica. A prefeitura de Itapetinga reitera seu total compromisso com a humanização do serviço público em todas as suas esferas, assim como busca garantir a cordialidade de todos os seus agentes no trato com a população.

Processo disciplinar

Ao tomar conhecimento das agressões cometidas por um GCM, através de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais e imprensa de todo o estado, o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, se reuniu com a Corregedoria da Guarda Municipal para determinar a imediata apuração do caso, através de uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, na forma legal. A Comissão Disciplinar foi nomeada através de ato publicado no Diário Oficial do Município e terá o prazo de 60 dias para realizar a apuração do ocorrido e adotar as medidas disciplinares cabíveis.

Comandante foi exonerado

Após determinar a abertura de Processo Disciplinar Administrativo contra o GCM flagrado em vídeo agredindo jovem nesta quinta-feira (14), que teve grande repercussão nas mídias sociais e imprensa, o prefeito Rodrigo Hagge baixou Decreto exonerando o antigo comandante da Guarda Municipal, Weltmo Vieira dos Santos, nesta sexta-feira (15). De imediato, foi nomeado para o cargo o também GM Roberto Caetano Santos, servidor do quadro efetivo da Guarda Municipal, que assume o comando da corporação. Os decretos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico do Município, nesta sexta (15). // Informações da Secom-PMI e blog Sudoeste Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário