segunda-feira, 31 de julho de 2023

Governo atualiza regras para servidores e acaba com “batida de ponto”

 Foto colorida mostra grupo de homens, servidores públicos, caminhando - Metrópoles

O governo federal editou, nesta segunda-feira (31/7), uma instrução normativa com novas regras para servidores públicos federais que participam do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Entre elas, está a substituição do controle de frequência dos servidores – o chamado ato de bater o ponto” – pelo controle de produtividade baseado em resultados.

Quem aderir ao programa estará dispensado do registro de controle de frequência e assiduidade, na totalidade da sua jornada de trabalho, qualquer que seja a modalidade e o regime de execução.

Teletrabalho

A medida ainda detalha as regras para teletrabalho (integral ou parcial) e prevê a realização de atividades de forma síncrona (como no caso de reuniões) e assíncronas (como tarefas que dependam de maior nível de concentração).

Só poderão ingressar na modalidade teletrabalho aqueles que já tenham cumprido um ano de estágio probatório. Além disso, servidores que estão na modalidade presencial não poderão se movimentar para outro órgão diretamente na modalidade. Antes, será necessário cumprir um período de seis meses no novo órgão na modalidade presencial.

O objetivo das medidas é evitar que o teletrabalho promova seleção adversa na distribuição da força de trabalho no setor público”, diz o governo.

O teletrabalho no exterior ficará limitado a 2% do respectivo total de participantes em PGD. A finalidade da limitação é permitir o acompanhamento dos casos específicos, avaliando os resultados.

Publicação no DOU

As regras foram elaboradas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, chefiado pela ministra Esther Dweck, e estão publicadas na edição desta segunda do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a pasta, o objetivo da instrução foi “apresentar um normativo mais moderno e flexível, construído de forma participativa e mais adequado aos princípios do PGD”.

“O conjunto de inovações gerará mais dados de monitoramento, proporcionando uma gestão mais transparente e com estímulos à melhoria do gerenciamento de equipes. A proposta corrige aspectos relativos à movimentação de participantes e regulamenta as regras de teletrabalho”, explica o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo.

O prazo de adaptação dessas novas regras é de um ano, a contar da data de publicação da instrução normativa.

O programa

Instituído em 2022, o Programa de Gestão e Desempenho é um sistema com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Governo institui programa de desempenho para servidores federais

O decreto que criou a modalidade já havia substituído controles de assiduidade e de pontualidade por indicadores de “entregas e resultados”, mas faltavam regulamentações.

Podem participar do PGD servidores públicos ocupantes de cargo efetivo e em comissão; empregados públicos em exercício na administração pública federal direta, autárquica e fundacional; contratados por tempo determinado e estagiários.

Fatal: Idosa morre após ser atingida por caminhão de coleta de lixo

 


Uma idosa de 78 anos morreu na manhã desta segunda-feira, 31, por volta das 8h, após ser atingida por um caminhão que realiza a coleta de lixo em Serrinha. A vítima foi identificada com o pré-nome Carmosina.

O acidente ocorreu no cruzamento da Travessa Candeal com a Avenida Cidade de Lamarão, no bairro da Cidade Nova.


Segundo as informações iniciais o caminhão acabou atingindo a idosa ao passar pelo cruzamento, que morreu no local. https://www.infoserrinha.com.br/post/idosa-morre-apos-ser-atingida-por-caminhao-de-lixo-em-serrinha

No dia do VIRA-LATA: Morador denuncia envenenamento de cães no distrito de Poço Central, município de Aurelino Leal

 

Cão envenenado acabou morrendo embaixo de uma viatura

No distrito de Poço Central, localizado no município de Aurelino Leal, uma série de envenenamentos de animais tem deixado os moradores preocupados. Na manhã deste domingo (30), foram registrados três cães mortos, todos os casos ocorrendo nas imediações da Travessa Aristide Andrade com  Tiradentes, próximo a Praça Edmundo Silva, informou um morador ao GIRO.

Na imagem que ilustra essa matéria um dos cachorros mortos está debaixo de uma viatura policial próximo ao posto da PM no distrito. Ainda de acordo com a denúncia, o animal só foi retirado do local por uma moradora por volta das 20h de domingo.

Um morador, que prefere não se identificar com medo de represálias, denuncia que mesmo diante dos fatos contundentes e notórios, nenhuma providência tem sido tomada pelas autoridades competentes. Segundo ele, casos de envenenamentos de animais como gatos e cachorros são recorrentes na região.

Os animais envenenados foram encontrados sem vida em diferentes pontos da rua, o que indica que a ação pode ter sido planejada e direcionada especificamente para prejudicar os animais de estimação da localidade. A crueldade desses atos tem gerado revolta na comunidade, que pede urgentemente por uma investigação profunda e medidas efetivas para coibir tais práticas.

Além de ser um crime ambiental, o envenenamento de animais é uma prática repugnante e inaceitável, que vai contra os princípios de respeito à vida e ao bem-estar animal. A reportagem seguirá acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e trará novas informações assim que disponíveis. É fundamental que a comunidade se una em prol dos direitos e da proteção dos animais, reforçando a importância da coexistência pacífica e do respeito à vida em todas as suas formas. *Informações do Giro Ipiaú

Caso da Cigana: Família de Hyara Flor pede que suspeito seja transferido para Bahia

 

— Foto: Reprodução

A família da adolescente Hyara Flor, morta aos 14 anos no dia 6 de julho, em Guaratinga, extremo sul da Bahia, fez um protesto na manhã desta segunda-feira (31), em frente ao fórum da cidade. Suspeito do crime, o marido da vítima foi apreendido no dia 26 de junho, no Espírito Santo, por mandado judicial.

O adolescente está em uma unidade de internamento no estado capixaba. No entanto, os familiares da vítima pedem que ele seja transferido para a Bahia, porque acreditam que ele está sendo privilegiado e não está cumprindo a internação do jeito que deveria ser cumprido.

Por ser adolescente, ele responde a ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado, que é o feminicídio. Em contrapartida, Homero Mafra, advogado de defesa do adolescente, alega que o suspeito deve ser mantido no Espírito Santo para que seja preservada a integridade física dele.

“A razão da transferência é que, estado o adolescente na Bahia, aqueles que o ameaçam e a seus familiares, terão maiores possibilidades, por estarem perto, de levarem a cabo as ameaças que fazem a ele e seus familiares. Por isso, e só por isso, é que se pede que permaneça ele no estado do Espírito Santo. Cabe ao estado zelar pela integridade física dos que estão sob sua guarda e sua custódia”.

A família de Hyara rebateu e disse que não pretende fazer justiça com as próprias mãos e que confia na Justiça da Bahia. A família também pede que o pai do marido da vítima seja responsabilizado, já que a arma utilizada para atirar e matar Hyara Flor pertencia a ele.

O inquérito do caso ainda não foi concluído e a polícia não descartou a possibilidade de outros familiares do adolescente também serem responsabilizados. É este inquérito que vai determinar o motivo do assassinato. A família da vítima acredita que o crime foi um ato de vingança. (G1)

ILHÉUS: JULGAMENTO CULMINA COM NOVA PRISÃO PREVENTIVA PARA EMPRESÁRIO ORLANDO TEIXEIRA ACUSADO DE HOMICÍDIO QUALIFICADO


 Na manhã desta segunda-feira (31), foi concluída a Audiência de Instrução e Julgamento do processo em que o empresário Orlando Teixeira do Carma, é acusado pela prática de Homicídio Qualificado Consumado, que teve como vítima o morador em situação de rua, Rodrigo Souza Santana (44) (relembre o caso).

O Ministério Público Estadual recorreu contra a decisão que havia convertido a Prisão Preventiva em Prisão Domiciliar. O juiz de Direito da Vara do Júri da Comarca de Ilhéus, Gustavo Henrique Almeida Lyra, decretou novamente a Prisão Preventiva do acusado.

De posse da Ordem Judicial, policiais civis integrantes do Núcleo de Homicídios de Ilhéus cumpriram o mandado e, após realização do exame de corpo de delito, o empresário foi transferido para o Presídio de Ilhéus.

ILHÉUS 24H

Viralizou: Áudio mostra integrantes do BDM desesperados com chegada da Rondesp; ouça

Áudios que circulam nas redes sociais, mostram os bandidos que tentavam monitorar a Rondesp em Itatim, na região da Chapada Diamantina, revelam desespero e preocupação dos criminosos. Oito foram mortos durante a ação policial no domingo (30).

“Ô véi, qual foi? A Chocolate tá ai, é? Os caras ‘disse’ que tinham ido embora, opaí! Onda doida, viu?! O cara se bater com esses ‘bicho’ ruim aí, véi”, relata um homem. “É barril, viu? Barril. O cara se bater com essas porra. Tu é doido”, acrescenta outro.

“Eu boto fé, isso mesmo. Eu vou dar um salve porra. Tem que ver pra não se bater com esses cara mesmo. Oh meu Deus do céu. Tu é doido. Cheguei eu fiquei desanimado agora”, afirma mais um.

Em seguida, os policiais localizaram os criminosos que atuam no BDM (Bonde do Maluco) e durante a troca de tiros eles acabaram mortos.

AGORA: Ação da Rondesp deixa vários mortos em Salvador

Uma intensa troca de tiros tomou conta do bairro de Cosme de Farias, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (31).

De acordo com informações iniciais, foram quatro mortos. Moradores protestam e alegam que policiais executaram as vítimas.


Cerca de cinco viaturas estão no local. A PM alega que ocorreu uma troca de tiros entre a Rondesp e suspeitos de tráfico de drogas.

Inicialmente, houve a suspeita de reféns no local, mas, segundo informações da Record TV Itapoan, o boato foi negado. Homens foram baleados durante a ação policial. Ao BNews, foi confirmada a morte de quatro pessoas.