domingo, 18 de agosto de 2024

Menos da metade dos inscritos comparece às provas do CNU neste domingo

 imagem colorida do concurso público nacional unificado cnu

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou, no início da noite deste domingo (18/8), um balanço do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o “Enem dos Concursos”.

As provas foram aplicadas ao longo do dia em mais de 3,5 mil locais espalhados em 228 cidades do país. Segundo a ministra, o comparecimento deve chegar a cerca de 1 milhão de candidatos. O número é menos da metade de todos os 2,1 milhões que se inscreveram. O CNU ofereceu 6.640 vagas, de nível médio e superior, a serem preenchidas em 21 órgãos da administração pública federal.

Apesar do resultado, Dweck disse estar satisfeita com a realização do concurso. “Ficamos até abaixo de outras taxas de abstenção de concursos recentes. Tivemos inscritos de praticamente todos os municípios brasileiros”, disse ela.

“Não temos o porcentual exato (de abstenção) porque estamos finalizando o processo, mas ficou entre 52% e 53% de abstenção, dentro do esperado. O concurso do Banco Brasil mais recente teve mais de 60% de abstenção, tinha 1 milhão de inscritos. Em torno de 50% de abstenção, dada a envergadura, quantidade de inscrições, de municípios com a prova pela primeira vez, era o esperado. A média histórica gira em torno de 40%, mas concursos grandes chega a 50%, acrescentou a ministra.

Dweck ressaltou o trabalho em equipe para realização do certame e valorizou a diversidade dos inscritos. “A gente teve uma coisa muito importante, que foi a diversidade cultural e étnico-racial. A gente teve mais de 400 mil pessoas que se inscreveram pelas cotas.” O certame tinha cotas para pessoas negras, com deficiência e indígenas.

10 imagens
Presidente Lula e ministra Esther Dweck
Lula, durante pronunciamento na sala de situação da Dataprev, em Brasília
Maria Eduarda Krasny, 26 anos, em local de prova, em Brasília
Local de prova, em Brasília (DF)

A maior abstenção foi no nível médio, cujos cargos registraram maior concorrência. Nos outros blocos, ficou abaixo da média. O chamado bloco 3, referente à área ambiental, agrária e biológica foi o que teve a menor abstenção.

Os candidatos com deficiência tiveram salas especiais, conforme o MGI, e registraram uma abstenção de 40%, apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário