terça-feira, 3 de setembro de 2024

Um por dia: mês de agosto registra 31 homicídios em Feira de Santana

 Homicídio na Mangabeira

Foto: Redes Sociais

Um homicídio por dia foi registrado no último mês de agosto na cidade de Feira de Santana, foram 31 assassinatos. O balanço foi divulgado ao Portal Acorda Cidade nesta segunda-feira (2) pelo delegado titular da Delegacia de Homicídios (DH), Gustavo Coutinho.

O delegado fez uma comparação com o ano anterior, além de destacar a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no primeiro semestre de 2024. 

“A cidade de Feira de Santana vem mantendo a média de um homicídio por dia, variando geralmente entre 28 a 33 homicídios todo mês. Esse mês de agosto fechamos com 31 homicídios. No mesmo mês do ano passado foram 30, então um homicídio a mais no comparativo. Mas o que é importante ressaltar é que o primeiro semestre tivemos cerca de 10% de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais em Feira de Santana”.

 

Outro número que tem chamado atenção da Segurança Pública são as prisões que estão ocorrendo na cidade. Em uma semana, a Polícia Civil prendeu 71 pessoas que tinham pendências com a justiça em Feira de Santana.

delegado Gustavo Coutinho
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Para o delegado, no segundo semestre, o trabalho integrado das polícias está forte no combate a criminalidade para reduzir ainda mais essa onda de violência sobre a cidade. 
“Acredito que no segundo semestre também vamos ter uma redução até maior do que tivemos no primeiro semestre. Infelizmente não é o ideal, o ideal era que Feira não tivesse nenhum homicídio no mês, mas a Polícia Civil e a Polícia Militar vem trabalhando muito, muitas prisões vêm sendo realizadas pelas duas polícias, muitas operações têm sido feitas e apesar da população estar crescendo a cidade está aumentando cada vez mais, o número de homicídios vem se mantendo estáveis nos últimos 15 anos”, destacou Gustavo Coutinho em entrevista ao Acorda Cidade.Ainda sobre um fim de semana violento que registrou nove homicídios na cidade, entre os dias 23 e 25 de agosto, o delegado disse que alguns dos crimes não tinham ligação com o tráfico de drogas ou facções, causas recorrentes da criminalidade.

“Alguns deles não possuem envolvimento nenhum com tráfico, um foi um lixamento. Outro uma discussão entre dois funcionários de um lava-jato. Tem um caso que a população mesmo, os traficantes da área executaram por conta do assalto que eles estavam fazendo de moto. Então foi realmente um ponto fora da curva. Um final de semana violento que tivemos, mas logo em seguida houve um certo período de tranquilidade”.

Gustavo Coutinho também falou sobre o assassinato do jovem Darlon Brenderson da Silva Santos, de 21 anos, morto por um colega de trabalho em um posto de lavagem, no bairro Brasília. 

“A DH representou e cumpriu a prisão preventiva do autor, ele estava de posse de uma faca, de um canivete e surgiu também que há 15 dias que ele já tinha tentado matar outro indivíduo. Ele parece que possui um certo distúrbio mental. Inclusive informamos isso ao poder judiciário para que as providências sejam tomadas. Ele encontra-se preso, foi encaminhado para o presídio regional. E agora está à disposição da justiça”.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário