terça-feira, 14 de janeiro de 2025

INSS volta exigir a prova de vida em 2025; veja como funciona

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a exigir prova de vida para a manutenção de benefícios pagos pelo órgão a partir deste mês.

Prova de Vida é a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. O procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente.

O aposentado, pensionista ou beneficiário do governo precisa realizar a Prova de Vida para continuar recebendo seus pagamentos.

Como fazer

Como fazer a Prova de Vida

Prova de Vida presencial:

>>>Realizada no balcão de atendimento do órgão pagador;

>>>Realizada nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico).

Prova de Vida digital:

>>>Realizada no aplicativo gov.br, através do reconhecimento facial.

Prova de Vida digital é feita no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento, o app comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. 

O INSS ampliou as possibilidades de realização da prova de vida, incorporando tecnologias modernas e práticas já utilizadas no cotidiano dos segurados. Confira as principais opções:

  1. Aplicativo Meu INSS
    O aplicativo é uma das ferramentas mais utilizadas para consultas e serviços previdenciários. Nele, os beneficiários podem verificar notificações, pendências e realizar a prova de vida em alguns casos específicos.
  2. Transações bancárias com biometria
    Operações realizadas em bancos, como saques, transferências ou empréstimos consignados que utilizam biometria, podem ser consideradas como prova de vida.
  3. Atualização no Cadastro Único (CadÚnico)
    Manter os dados atualizados no CadÚnico é uma forma eficiente de assegurar que a prova de vida seja realizada automaticamente.
  4. Participação em atividades governamentais
    Atos como votar, entregar a declaração do Imposto de Renda ou renovar documentos em órgãos públicos são aceitos como comprovação.
  5. Registros de vacinação em sistemas governamentais
    A vacinação registrada oficialmente contribui para a validação da prova de vida.
  6. Emissão ou renovação de documentos oficiais
    Documentos como identidade, passaporte e carteira de motorista, quando emitidos ou renovados, são considerados no processo de comprovação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário