terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Mistério em Una: Cerca de 3 mil frascos de medicamentos injetáveis de uso restrito hospitalar foram descartados às margens da BA-001; veja vídeo!

 Acredita-se que aproximadamente 2MILHÕES DE REAIS foram jogados no lixo, como também pacientes que sofrem com superbactérias resistente deixaram de fazer tratamentos

Os medicamentos foram encontrados dentro do mato em sacos de nylon. (Foto: GCM de Una)

Cerca de 3mil frascos-ampolas, entre eles, medicamentos injetáveis Sulbactam sódico+ampicilina com validade 02/2023  e Piperacilina sódica+tazobactam sódica com validade 12/2022, foram encontrados às margens da BA-001, rodovia Una/Canavieiras, nas proximidades da entrada que dá acesso ao lixão no município de Una.

Piperacilina/validade 12/2022: (Foto: Una News/Jorge Kita)

Os medicamentos foram encontrados dentro de 04 (quatro) sacos de nylon, por um morador de Una que estava caminhando pela rodovia, que acionou a Guarda Municipal que fez o recolhimento do material.

Sulbactam/validade 02/2023 (Foto: Una News/Jorge Kita)

O descarte que é muito estranho por conta que os medicamentos estavam dentro do prazo de validade, ainda  não se sabe como estas ampolas vieram parar no meio do mato. O ocorrido aconteceu em 07 de outubro do ano passado.  A reportagem do Una News só tomou conhecimento do caso nesta segunda-feira (30/01).

Nossa reportagem procurou a Secretaria de Saúde do Município de Una, e fomos informados que no interior de um dos sacos  foi encontrado uma página de um contrato de origem da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Candeias, Oeste da Bahia, mas não foi possível identificar ao que se refere.

Após algumas pesquisas de preços,  constatamos que cada ampola de Sulbactam  custa R$ 330,00 (trezentos e trinta reais), já a ampola Piperacilina custa R$ 907,00 (Novecentos e sete reais), acredita-se que aproximadamente 2MILHÕES DE REAIS em medicamentos foram jogados no lixo, como também pacientes que sofrem com superbactérias deixaram de fazer tratamentos.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Una, foi feito um levantamento do material, e chegou a conclusão que não  pertence a nenhum estabelecimento do município, nem público, nem privado.

A Prefeitura de Una comunicou o fato ao Núcleo Regional de Saúde Sul-Ilhéus, da Vigilância em Saúde Ambiental-RNS-SUL, como também a outros órgãos do estado para que seja realizada uma investigação pra que possa identificar a origem do material descartado no território do município de Una.

Veja vídeo abaixo: 

UNA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário