sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Lesa Pátria: em 4ª fase da operação, PF prende empresário envolvido em atentados de 8/1


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3/2), a quarta fase da Operação Lesa Pátria, para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.

As equipes cumprem três mandados de prisão preventiva, bem como 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e nos seguintes estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.

No dia dos atentados, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal foram invadidos por extremistas, que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos dos três prédios.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
1

Até as 8h30 desta manhã, a polícia havia prendido um dos três alvos, em Rio Verde (GO). Lucimário Benetido Camargo, conhecido como Mário Furacão, é empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

Em 8 de janeiro, ele gravou vídeos enquanto invadia as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Enrolado em uma bandeira do Brasil, ele registrou a explosão de bombas de efeito moral e criticou as forças de segurança que atuavam na região.

“Brasileiro só subindo a rampa, entrando cada vez mais, e os soldados tacando bomba no povo. Covardes”, disse.

Assista:

Os fatos investigados pela PF representam, inicialmente, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As apurações continuam, e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas em relação ao número de mandados judiciais expedidos, pessoas presas e foragidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário