terça-feira, 6 de maio de 2025

Mãe é presa após criança de 9 meses ter dado entrada sem vida em unidade Hospitalar em Posto da Mata

Foto Ilustrativa da Internet (sem autoria)

Segundo informações levantadas pela nossa equipe de reportagem, mais uma “mãe” é presa por morte de criança de pequena idade na região da Costa das Baleias no Extremo Sul da Bahia. Obtivemos informações nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 05 de maio, de que uma criança do sexo feminino, identificada como “Ângela Santos Gusmão”, de 9 meses de idade, teria dado entrada na unidade Hospitalar Municipal do distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa (BA), sem vida, e que teria sido levada pela sua genitora (mãe), identificada como “Fabricia Santos Gusmão”, 40 anos. A equipe médica de plantão tentou reanimá-la, mas sem sucesso, sendo assim, constatado o seu óbito. Porém, foi observado pela equipe de saúde que a criança apresentava várias marcas pelo corpo, aparentando ser de possíveis maus-tratos. Além disso, devido à criança ter chegado já sem vida à referida unidade Hospitalar, o protocolo é comunicar o fato da morte para a Polícia Civil, para realização de remoção do corpo para realização de exame de necropsia, para possível definição da causa da morte.

Momento em que um preposto da referida unidade Hospitalar comunicou o fato para a Central do CICOM/190 e 197, que repassou a informação para a equipe da delegacia territorial daquele município, que ao ser informado para o delegado que está respondendo temporariamente pela referida unidade policial, Dr. Daniel Márcio, ele determinou que os investigadores lotados na subdelegacia do referido distrito se deslocassem até a referida unidade policial para que pudesse obter mais informações dos fatos, e que conduzisse a genitora (mãe) para a delegacia, a unidade policial. Que, segundo relatos ainda a serem confirmados, a mãe “Fabricia Gusmão” teria relatado a mesma versão dita para os profissionais de saúde aos Policiais Civis, na qual não teria fundamentações lógicas para com a morte da pequena criança, o que levou os policiais a conduzirem a mesma para a subdelegacia, onde foi ouvida em depoimento pela autoridade policial, delegado Daniel, que determinou que fosse realizada diligência até a residência, para averiguarem tais informações relatadas pela investigada (mãe), que acabou entrando em contradições com as versões relatadas por ela.

O delegado, Dr. Daniel Márcio solicitou a remoção do corpo da criança “Ângela Gusmão” para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o IML/Teixeira para realização de exame de necropsia, para a possível definição da causa da morte, bem como dos hematomas visualizados pelo corpo da criança, sendo solicitada ainda perícia de local na residência da família. A autoridade policial, mediante os fatos transcorridos, flagranteou a genitora (mãe) “Fabricia Gusmão”, por crime de (Abandono de Incapaz com Resultado em Morte), sendo inicialmente o seu entendimento neste primeiro momento, o que poderá ser mudada a tipificação criminal, como também poderá ser inocentada, no decorrer das investigações, com auxílio dos resultados dos laudos médico-periciais da vítima, bem como da perícia da residência, o que poderá ajudar a elucidar o que realmente pode ter acontecido com a criança, e o que teria levado à sua morte.

A “Fabricia” foi conduzida para a sede da 8ª COORPIN em Teixeira de Freitas, onde a mesma se encontra presa à disposição da Justiça e das investigações complementares dos fatos ocorridos que levaram à morte da sua filha. Ela se encontra dividindo a mesma cela com a pessoa de “Bruna Eduarda Dias”, que também se encontra presa, em decorrência das investigações da morte do seu filho “Davi de Araújo” em Teixeira de Freitas. 

Netinhonews/Cloves Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário