Em entrevista coletiva realizada no fim da manhã desta quarta-feira (23), as forças de segurança — integradas pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional, grupamentos táticos e o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia — apresentaram o resultado parcial da Operação Vértice, com incursões nas comunidades do Jambeiro, Itaporanga, Nova Caraíva e Xandó.
Durante as primeiras horas da ação, oito indivíduos foram localizados. Houve resistência e confronto com cinco deles, que acabaram neutralizados. Os suspeitos feridos chegaram a ser socorridos e encaminhados para a unidade hospitalar de Trancoso, mas não resistiram aos ferimentos, os demais foram presos. As imagens e identidades dos suspeitos não foram informadas. Nenhum policial militar ficou ferido.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de 10 armas de fogo de grosso calibre — sendo cinco fuzis, quatro pistolas e um rifle —, além de duas motocicletas recuperadas, dois tonéis contendo grande quantidade de drogas, farta munição e outros materiais ilícitos.
“Foi uma ação cirúrgica, eficaz e eficiente, no combate às organizações criminosas que atuam no Extremo Sul. A operação continua em andamento e, conforme o avanço das investigações, novos desdobramentos poderão ocorrer”, afirmou o delegado-chefe da Polícia Federal, Diego Gordilho.
O Coronel Paraíso destacou a importância da participação dos policiais militares do 8º Batalhão para o sucesso da operação, especialmente diante da complexidade geográfica da região e da experiência dos agentes em campo. “Meu mais profundo agradecimento e parabéns a todo o efetivo envolvido nessa ação”, disse.
Segundo o delegado e diretor da 23ª Coorpin, Moabe Macedo Lima, os suspeitos mortos eram considerados de altíssima periculosidade. “Um deles participou do esquartejamento e decapitação da jovem Ana Luiza, no dia 25 de junho deste ano, um dia após o assassinato de seu namorado em uma loja de conveniência, na cidade de Eunápolis”, revelou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário