quarta-feira, 23 de julho de 2025

LUTO NO MAR: BALEIA JUBARTE É ENCONTRADA MORTA


Na manhã desta terça-feira, 22 de julho de 2025, um grupo que fazia um passeio de lancha na praia de Itaporoca, nas proximidades de Trancoso, avistou uma baleia-jubarte já sem vida próxima à costa. Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram acionados para realizar os procedimentos iniciais e investigar a possível causa da morte.

As baleias-jubarte migram da Antártica para o litoral brasileiro entre junho e novembro, em busca de águas mais quentes para reprodução e amamentação dos filhotes. Durante esse período, elas costumam ser avistadas em passeios de observação que saem de Porto Seguro. A chegada desses animais é aguardada com grande expectativa por centros de pesquisa e ambientalistas dedicados à preservação da espécie.

A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, monitora o deslocamento e encalhe do animal e deverá coletar amostras biológicas para realizar perícias. Essa análise é importante para detectar se o óbito se deve a fatores naturais, doenças ou colisões com embarcações. Não é recomendada a aproximação de humanos dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário