sábado, 27 de junho de 2026

Novo terremoto de magnitude 4,9 atinge a Venezuela

Socorristas tentam retirar sobreviventes dos escombros
Um novo terremoto de magnitude 4,9 atingiu a costa da Venezuela nesta sexta-feira (26/6), poucos dias após dois fortes tremores devastarem áreas do país e deixarem quase 1 mil mortos.

O novo abalo foi sentido por moradores de Caracas e Maracay, conforme o relatado pelo centro de monitoramento sísmico EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico).

O sismo desta sexta ocorre em um momento em que milhares de venezuelanos ainda convivem com os efeitos dos terremotos registrados na última quarta-feira (24/6), considerados os mais intensos a atingir o país em mais de 100 anos.

Embora seja mais fraco que os tremores anteriores, novos abalos podem representar risco adicional devido ao comprometimento estrutural de edifícios e outras construções danificadas.

Balanço da tragédia

Segundo o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, o número de mortos chegou a 920. Além disso, o governo contabiliza 3.360 feridos e ao menos 172 pessoas ainda desaparecidas sob os escombros.

Até o momento, as autoridades identificaram danos em pelo menos 383 edifícios, 13 hospitais, 25 centros comerciais e outras 1.002 estruturas espalhadas pelas áreas afetadas.

Os dois terremotos que provocaram a tragédia tiveram epicentro no estado de Yaracuy. O primeiro registrou magnitude 7,2 e, apenas 39 segundos depois, um segundo tremor de magnitude 7,5 atingiu a mesma região.

Os estados de La Guaira e a capital, Caracas, concentraram os maiores danos.

Diante da gravidade da situação, Rodríguez informou que La Guaira permanece totalmente militarizada para facilitar o trabalho das equipes de emergência e evitar congestionamentos nas rotas utilizadas para o transporte de vítimas.

“Agradecemos o enorme desejo de ajudar, mas as estradas que estamos usando para transportar os feridos estão ficando congestionadas. A melhor maneira de ajudar é manter as estradas desobstruídas para que as equipes médicas possam transportar os pacientes e as equipes de resgate possam realizar seu trabalho com mais eficácia”, afirmou.

Dois brasileiros morreram

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou que dois brasileiros — um homem e uma mulher — estão entre as vítimas dos terremotos.

Em nota, o Itamaraty informou que presta assistência consular às famílias, mas não divulgou as identidades dos brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário